A coleta de lixo e os serviços de limpeza urbana foram afetados em
seis municípios do Rio Grande do Norte nesta segunda-feira (22) após o
início de uma paralisação nacional dos garis. A mobilização ocorre em
diversos estados e tem como principal pauta a aprovação do Projeto de
Lei 4146/2020, que regulamenta a profissão e cria direitos específicos
para a categoria.
No Rio Grande do Norte, a paralisação ocorre em Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, Ceará-Mirim e Mossoró.
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio,
Conservação, Higienização e Limpeza Urbana do Rio Grande do Norte
(Sindlimp-RN), o movimento começou às 6h e manterá 40% do efetivo em
atividade, conforme determina a Lei de Greve.
Em publicação nas redes sociais, o sindicato informou que a sede da
entidade permanecerá fechada durante a mobilização para que a direção
acompanhe as ações ao lado dos trabalhadores.
O sindicato afirmou que a mobilização busca pressionar o Congresso
Nacional pela aprovação do projeto que trata da regulamentação da
profissão. “É uma mobilização nacional pela aprovação do PL 4146, que
garante piso salarial, aposentadoria especial e o reconhecimento do
trabalho insalubre para quem cuida da limpeza urbana.”
Ainda segundo a entidade, os trabalhadores enfrentam condições
adversas diariamente sem que parte das reivindicações tenha sido
transformada em lei.
O Sindlimp-RN também informou que a mobilização continuará até que o projeto avance no Congresso.
O sindicato concluiu afirmando que acompanha o movimento nacional da
categoria. “O SINDLIMP-RN estará na luta junto com a categoria no Rio
Grande do Norte. Sem gari, a cidade para. E o Brasil precisa enxergar
isso.”
Com a paralisação, o sindicato alertou para a possibilidade de
interrupções ou redução dos serviços de coleta de lixo em alguns bairros
dos municípios atingidos.
Com informações de Agora RN