terça-feira, 30 de junho de 2015

Preocupação é grande dos produtores Jucurutuenses sobre Agência Nacional de Águas (ANA) de suspender a irrigação nas margens do Rio Piranhas-Açu

A repórter Raiane,  da Rede Banderante e    Nosso blog visitou uma das maiores queijeira no Município de Jucurutu-RN  queijeira sabor do  sertão 
Neto Augusto fala sobre a situação que pode perder seu rebanho se não poder fazer  irrigação  


É a segunda vez em poucos dias que os  presidentes  dos  Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e o sindicato   Rural de Jucurutu, Rui Lopes, Raimundo Nonato, são  entrevistados  por equipes de televisão de Natal  para falar da situação dramática dos produtores da região com a decisão da Agência Nacional de Águas (ANA) de suspender a irrigação nas margens do Rio Piranhas-Açu, no trecho entre Coremas (PB) e Jucurutu (RN).

O Coremas é o sistema que alimenta o Rio Piranha..


Agência Nacional de Águas (ANA) de suspender a irrigação nas margens do Rio Piranhas-Açu, no trecho entre Coremas (PB) e Jucurutu (RN).

O Coremas é o sistema que alimenta o Rio Piranhas-Açu e garante o abastecimento em cidades do Seridó. Com a redução das águas da barragem, a ANA diminuiu a vazão para 2,4 metros cúbicos por segundo, suspendendo o uso para os produtores. A alegação dos técnicos da Agência é que sem essa restrição a barragem não teria condições de manter as reservas até o final deste ano.

Para Rui Lopes, e Raimundo Nonato, esse cobertor curto proibindo a irrigação terá um impacto imediato na redução do capim e, por conseguinte, sobre o rebanho leiteiro da região. “E isso acontecendo nem em 10 anos compensaremos os prejuízos”, assegurou.

Para ele, a saída - que deve ser imediata - é a perfuração de novos poços ou retirar água do leito do rio em cacimbas. Sem alimento para os animais, muitos criadores terão que abater seus animais, o que interromperá todo um trabalho de melhoramento genético. “Sofre assim toda a economia potiguar, com aumento na pobreza da região”, concluiu  os presidentes Raimundo Nonato e Rui Lopes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário