quinta-feira, 16 de março de 2023

Em meio a ataques, sistema penitenciário do Rio Grande do Norte segue sob controle

 

(FOTO: Assecom/SEAP/RN)

Em meio aos ataques promovidos por pessoas ligadas a facção criminosa com atuação no estado, as unidades prisionais seguem sem registrar problemas aparentes. Até o início da noite desta quarta-feira (15), não teve registro de qualquer motim dentro dos presídios ou fuga de presos, o que mostra que o sistema está sob controle da Secretaria de Administração Penitenciária.

O clima de tensão está nas ruas onde ocorrem ataques à ônibus, caminhões, carros de passeios e prédios públicos e privados.

O Blog Sidney Silva pediu informações sobre fugas de presos no sistema prisional do estado e a informação é que a última, ocorreu em julho de 2021, ou seja, 1 ano e 8 meses sem fuga em unidade prisional.

Todas as unidades tem um bodyscam, um equipamento que faz o escaneamento das pessoas.

Outro detalhe que a gente conseguiu apurar, foi que a última tentativa de entrada de celular, ocorreu em dezembro de 2019, quando o preso engoliu um celular e foi pego no bodyscam. São mais de 4 anos sem ser registrada a entrada de celular nos presídios.

Sobre os presos fugitivos e as fugas, vejam o dados:

2015 – 212 presos fugitivos
2016 – 384 presos fugitivos
2017 – 249 presos fugitivos
2018 – 32 presos fugitivos
2019 – 06 fugitivos, 2 fugas
2020 – 09 fugitivos, 1 fuga
2021 – 12 fugitivos, 1 fuga

Os investimentos financeiros feitos nos últimos anos no Sistema Penitenciário do Rio Grande do Norte, garantiram a instalação de câmeras de segurança, os bodyscams, aquisição de armas e equipamentos de segurança para todos os policiais penais, além da reforma em Alcaçuz, que todos acompanharam. Atualmente, 100% dos policiais penais tem colete e pistola cauteladas.

Dentro dos presídios, as celas não tem energia elétrica. Iluminação vem do corredor. Justamente para não carregar celular ou outros aparelhos. Atende a uma norma do Departamento Penitenciário Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário