sexta-feira, 4 de outubro de 2024

Terror as vésperas de eleição em Afonso Bezerra: prefeito ameaçado de morte e pneus de carro furados

 


Informações do repórter Hemerson Barbosa, em contato com FOCOELHO, relatam que uma série de acontecimentos absurdos já vinham acontecendo no município de Afonso Bezerra, interior do Rio Grande do Norte, e na noite de ontem, 03 de outubro, mais uma situação considerada a gota d’água.

Em discurso, o atual prefeito da cidade de Afonso Bezerra, o senhor Neto de Zoraide relatou que foi ameaçado de morte após ter sido deixado um bilhete no veículo de sua filha, na qual dizia que ele estava marcado para morrer.

Outro fato que também ocorreu nesta última quinta-feira, foi a do candidato a vereador Zé Filho. que teve os pneus do seu veículo cortado. Infelizmente, estes últimos dias e essas supostas ameaças vêm preocupando a população que diz nunca ter visto isso antes.

A matéria, não culpa lado A ou B, apenas o povo precisa de paz e que vença o que o povo escolher, queremos uma eleição limpa sem ameaças e atentados. Faltam apenas 2 dias para a festa da democracia e não podemos aceitar esse tipo de coisa.

quinta-feira, 3 de outubro de 2024

Secretaria de Segurança do RN decide não proibir venda de bebida alcoólica no dia da Eleição


A Secretaria de Segurança Pública do Estado do RN informou nesta quinta-feira (3) que não emitirá decreto proibindo a venda de bebidas alcoólicas no dia das Eleições (6/10).

O objetivo da medida é evitar atritos com associações de supermercados, bares e restaurantes, que manifestaram descontentamento com as restrições em Eleições passadas, alegando prejuízos aos seus estabelecimentos.

Representantes dos setores mencionados argumentam que a proibição causa impacto econômico, sem efetivamente contribuir para a segurança durante o processo eleitoral.

Em edições anteriores, as associações já haviam solicitado a revisão da regra, que consideravam excessivamente restritiva.

Com a flexibilização, o governo do estado busca garantir um equilíbrio entre a realização de eleições seguras e o funcionamento do comércio, mantendo o diálogo aberto com todos os setores envolvidos.

Morre o jornalista Cid Moreira aos 97 anos



Morreu nesta quinta-feira (3) o jornalista, locutor e apresentador Cid Moreira, um dos rostos mais icônicos da televisão brasileira, aos 97 anos.

Ele estava internado no Hospital Santa Teresa, em Petrópolis, na Região Serrana do RJ, e nas últimas semanas vinha tratando de uma pneumonia. Cid morreu por volta das 8h, de insuficiência renal crônica.

Segundo o Memória Globo, Cid Moreira apresentou o Jornal Nacional cerca de 8 mil vezes.

Até a última atualização desta reportagem, ainda não havia informações sobre velório e enterro.

quarta-feira, 2 de outubro de 2024

Subtenente M. Souza é amaçado por chefe de facção quando fazia caminhada em Caicó: ‘Aqui não é lugar de polícia fazer campanha’

 

2 de outubro de 2024

O policial militar da ativa, Subtenente M. Sousa, foi surpreendido no último sábado com ameaças por parte de um chefe de facção criminosa no bairro Soledade, zona sul-oeste de Caicó.

Defendendo a bandeira da segurança pública, o Sub M Sousa disse que realizava caminhada com sua equipe de campanha quando recebeu um telefonema informando das ameaças.

M Sousa já informou aos superiores hierárquicos da corporação e a várias outras autoridades policiais e também do judiciário estadual, além de comunicar o fato em boletim à Polícia Civil.

”Já identificamos o bandido, é um velho conhecido da polícia, preso por tráfico de drogas e outros crimes, além disso temos informações que chefia uma facção criminosa naquele setor”, disse.

Soledade é um dos bairros mais afetados pelo crime organizado. A população sofre diariamente o terror de ordens de fechamento de comércios e até pedágio de pessoas humildes é cobrado.

Elemento atira em carro de vereadora em Carnaubais, no Vale do Açu



Na noite desta terça feira, 01 de outubro de 2024, por volta das 21:30ha polícia militar do destacamento da cidade de Carnaubais, foi acionada com a informação de que tiros teriam sidos efetuados em um veículo na zona rural do município.

Segundo informações, a vereadora de nome Josefa Medeiros, mais conhecida por "Neném de Nilson" que seguia da Mutamba (zona rural) em direção a Carnaubais, quando percebeu um indivíduo em uma motocicleta do tipo Pop de preta, vestindo um, um moletom de cor preto, teria efetuado um disparo de arma de fogo contra o carro da vereadora.

O tiro atingiu o retrovisor do veículopercebendo a situação, a mulher continuou em direção à cidade e acionou a polícia militar que pediu apoio do GTO Assu, onde foram realizadas diligencias e a escolta da vereadora até a sua residência em segurança.

O caso deverá ser registrado na delegacia de polícia civil, na qual a vereadora foi orientada a registrar um boletim de ocorrência relatando os fatos.

Ao tomar conhecimento da situação, Thiago foi ao hospital, avaliou a situação no carro e acredita que o crime estava sendo imputado a ele, Thiago não informou detalhesPatrulhamentos foram realizados em busca do suspeito, porém até o fechamento desta matéria, não obtiveram êxito

Fonte:focoelho

Sete pessoas são presas em operação contra organização criminosa no RN

 


Uma operação realizada pela Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN) prendeu sete pessoas em flagrante na madrugada desta quarta-feira (2). A ação, realizada pela 3ª Delegacia Regional de Polícia (3ª DR) de Caicó, teve por objetivo combater uma organização criminosa atuante na cidade de Santana do Matos.

Entre os crimes investigados, destaca-se um atentado contra funcionários da área de saúde, que tiveram o veículo alvejado enquanto buscavam pacientes em um bairro do município. Segundo apurações, o carro se dirigia ao Conjunto Lavoisier Maia para transportar os pacientes com destino a Natal, quando foi alvo de disparos por integrantes de uma facção criminosa.

Após o ocorrido, a equipe policial iniciou diligências e conseguiu identificar e localizar os suspeitos envolvidos. Na operação, foram realizadas apreensões de armas, drogas, munições e produtos oriundos de receptação. Uma das pistolas apreendidas foi identificada como pertencente a um policial do Ceará, vítima de roubo.

Um dos suspeitos disparou contra os policiais, sendo autuado por tentativa de homicídio, posse ilegal de arma de fogo, resistência e obstrução de investigação de organização criminosa.

A Polícia Civil reforça o pedido para que a população continue contribuindo com informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

terça-feira, 1 de outubro de 2024

TRE descobre que facções estão tentando eleger candidatos em município do RN onde nasceu um dos líderes do PCC

 

1 de outubro de 2024


O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) aprovou a solicitação de tropas federais para mais dois municípios do RN, localizados na região Seridó do Estado. Um deles ficou famoso nos últimos anos por ter sido a cidade onde cresceu o traficante que se tornou um dos líderes do PCC, maior facção criminosa do Brasil. 

De acordo com o TRE, as cidades para onde as tropas federais foram solicitadas foi Jardim de Piranhas e Serra Negra do Norte. Segundo parecer da Procuradoria Regional Eleitoral, “no caso da 26ª zona eleitoral, o juízo juntou relatórios que denotam a possível participação de facções criminosas no patrocínio de grupos políticos locais, de modo a influenciar o ambiente das eleições das referidas municipalidades. 

Desse modo, manifestam-se presentes os motivos fáticos que justificam a presença de tropas federais nos referidos municípios”, disse a procuradora Clarisier Morais em seu parecer oral. 

Colorido e o PCC

Jardim de Piranhas foi o município onde cresceu um dos líderes do PCC, Valdeci Alves dos Santos, conhecido como Colorido. Ele chegou a ser o número 2 da facção criminosa nas ruas, mas acabou votando para a prisão em 2022. 

Colorido é irmão de Pastor Júnior, preso recentemente e condenado a 87 anos de prisão acusado de lavar dinheiro do PCC, enviado por Colorido, por meio da compra de igrejas evangélicas e fazendas, justamente, na região de Jardim de Piranhas. 

Municípios que já solicitaram Tropas Federais

Na sessão administrativa de 24 de setembro, o Tribunal Superior Eleitoral já tinha aprovado, por unanimidade, o envio de apoio da Força Nacional para garantir a segurança no 1º turno das Eleições, em 12 Estados, incluindo o Rio Grande do Norte, para o município de João Dias. 

Além disso, o TRE-RN também solicitou reforço federal para o município de São Gonçalo do Amarante. A Corte aprovou por unanimidade, o envio do pedido ao TSE no dia 26 de setembro. 

Previsão legal 

A possibilidade de requisição do auxílio das Forças Federais pelo TSE está prevista na legislação desde 1965. O artigo 23, inciso XIV, do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965) estabelece que cabe privativamente ao TSE “requisitar Força Federal necessária ao cumprimento da lei, de suas próprias decisões ou das decisões dos tribunais regionais que o solicitarem, e para garantir a votação e a apuração”. 

Para tanto, os TREs devem encaminhar o pedido indicando as localidades e os motivos que justifiquem a necessidade de reforço na segurança, com a anuência das secretarias de segurança dos respectivos estados. 

Com informações do Blog do Gustavo Negreiros

Eleitores não podem ser presos a partir desta terça-feira (1°)

 


Os eleitores não poderão ser presos ou detidos a partir desta terça-feira (1º), cinco dias antes do primeiro turno das eleições municipais de 2024, que será realizado no próximo domingo (6). A medida valerá até terça-feira (8), 48 horas após o encerramento da eleição.

De acordo com o Código Eleitoral (Lei 4.737/1965), no Artigo 236, as exceções são para prisão em flagrante delito; em virtude de sentença condenatória por crime inafiançável; ou por desrespeito a salvo-conduto.

No caso de detenção nesse período, a pessoa será imediatamente conduzido à presença do juiz competente, que verificará a legalidade da prisão. Caso o crime não se encaixe em uma das três situações citadas, a prisão será relaxada.

O mesmo artigo também prevê que os mesários e candidatos não podem ser detidos ou presos, salvo em razão de flagrante, pelo período de 15 dias antes da eleição, em vigor desde 21 de setembro.

Exceções

O Código de Processo Penal define, no Artigo 302, o flagrante como quem for surpreendido cometendo o crime, acabou de cometer, perseguido logo após o delito, ou encontrado ainda com as provas do crime, por exemplo: com armas, que indiquem possibilidade de ter sido o autor.

Já a sentença criminal condenatória é o ato do juiz que encerra o processo criminal em 1ª instância e impõe penalidade ao acusado. No entanto, a sentença pode ser objeto de recurso. A lei considera como crimes inafiançáveis, entre outros, a prática do racismo e de injúria racial; a tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os crimes hediondos.

Por fim, o salvo-conduto serve para garantir a liberdade de voto. Eleitores que sofrerem violência moral ou física com objetivo de violar seu direito a votar podem obter a garantia, que pode ser expedida por juiz eleitoral ou presidente da mesa de votação. Quem desobedecer a ordem de salvo-conduto pode ser preso por até cinco dias, mesmo não sendo preso em flagrante.

Segundo turno

Nos municípios onde houver segundo turno, a ser realizado no dia 27 de outubro (último domingo do mês), a partir do dia 22 até 29 de outubro, nenhuma pessoa não poderá ser presa ou detida, com exceção dos casos de prisão em flagrante delito, no cumprimento de sentença criminal condenatória por crime inafiançável; ou por desrespeito ao salvo-conduto.

A Constituição Federal e a Resolução TSE nº 23.734/2024 determina que, somente em cidades com mais de 200 mil eleitores aptos a votar, os candidatos poderão disputar o segundo turno, caso nenhum deles tenha sido eleito por maioria absoluta (metade mais um dos votos válidos) na primeira fase da eleição.

Com essa condição da Lei eleitoral, dos 5.569 municípios que participarão das eleições 2024, 103 localidades têm a possibilidade de ter uma segunda etapa do pleito para a prefeitura municipal.

Eleições 2024

O Brasil tem 155,9 milhões de pessoas aptas a votar no pleito deste ano. Nas eleições municipais, os eleitores que estão no exterior não estão obrigados a votar. No pleito deste ano, estão em disputa os cargos de prefeito e vice-prefeito nos 5.569 municípios. O TSE contabiliza, ainda, 58.444 vagas para vereadores.

Fonte: Agência Brasil