terça-feira, 23 de junho de 2026

INDICAÇÃO N° 140, DE 23 DE JUNHO DE 2026 EDIVAN FERNANDES O VEREADOR DA AMBULÂNCIA

 

Senhor Presidente, apresento a V. Exa.. nos termos do art. 156 do Regimento

Interno, a presente indicação, ouvido o Plenário desta Casa, requerer que seja

encaminhado ao Poder Executivo e à Secretaria de Infraestrutura, Saneamento e

Serviços Urbanos a realização da manutencão das lânmpadas dos referidos postes que

ficam na Ponte Prefeito Francisco Batista dos Santos Lula, que passa sobre o RIO

Piranhas na BR-226, no trecho gue dá acesso à comunidade Pedra do Navio, com a

substituição das lâmpadas queimadas e a verificação da rede de iluminação püblica

no local.

JUSTIFICATIVA:

A presente solicitação se faz necessária devido às constantes situações em

que as lâmpadas da referida ponte se encontram queimadas, comprometendo a

iluminação do trecho e prejudicando a visibilidade durante o período noturno. Tal

situação coloca em risco a segurança das pessoas que transitam pela ponte e pelo

acesso à comunidade Pedra do Navio, especialmente motoristas, motociclistas,

ciclistas e pedestres, que ficam expostos a maiores riscos de acidentes enm razão da

baixa iluminação. Dessa forma, a manutenção da iluminação pública é essencial para

garantir mais segurança, visibilidadee tranquilidade à população.

Câmara Municipal, Jucurutu/RN, 23 de junho de 2026.

Edivan ernandes da Costa

Vereador


INDICAÇÃO N° 139, DE 23 DE JUNHO DE 2026 DO VEREADOR EDIVAN FERNANDES O VEREADOR DA DA AMBULÂNCIA

Senhor Presidente, apresento a V. Exa.. nos termos do art. 156 do Regimento

Interno, a presente indicacão, ouvido o Plenário desta Casa, Solicitar ao Poder

Executivo e a Secretaria de Infraestrutura. Saneamento e Serviços Urbanos, que

realize a sinalização da rotatória nas mediacões da Ponte que liga a Vila ao centro,

com a pintura das faixas e demais demarcações necessárias para a organização do

trânsito.

JUSTIFICATIVA:

A presente indicação visa garantir maior sequrança aos condutores e pedestres

que transitam pela rotatória da Ponte da Vila. A ausência ouo desgaste da sinalização

dificulta a visualização das regras de circulação, aumentando o risco de acidentes e

comprometendo a fluidez do tráfego. A realização desse serviço contribuirá para um

trânsito mais seguro, organizado e eficiente, atendendo a uma demanda da população

que utiliza diariamente o referido trecho.

Câmara Municipal, Jucurutu/RN, 23 de junho de 2026.

Edjván FerAahdes da Costa

Vereador


Senhor Presidente, apresento a V. Exa.. nos termos do art. 156 do Regimento

Interno, a presente indicacão, ouvido o Plenário desta Casa, Solicitar ao Poder

Executivo e a Secretaria de Infraestrutura. Saneamento e Serviços Urbanos, que

realize a sinalização da rotatória nas mediacões da Ponte que liga a Vila ao centro,

com a pintura das faixas e demais demarcações necessárias para a organização do

trânsito.

JUSTIFICATIVA:

A presente indicação visa garantir maior sequrança aos condutores e pedestres

que transitam pela rotatória da Ponte da Vila. A ausência ouo desgaste da sinalização

dificulta a visualização das regras de circulação, aumentando o risco de acidentes e

comprometendo a fluidez do tráfego. A realização desse serviço contribuirá para um

trânsito mais seguro, organizado e eficiente, atendendo a uma demanda da população

que utiliza diariamente o referido trecho.

Câmara Municipal, Jucurutu/RN, 23 de junho de 2026.

Edjván FerAahdes da Costa

Vereador


Prefeito de Umarizal se envolve em acidente na RN-078; motorista morre e três pessoas ficam feridas





Um grave acidente foi registrado na noite desta segunda-feira (22) na rodovia RN-078, no município de Patu, na região Oeste do Rio Grande do Norte. A colisão envolveu uma Fiat Fiorino e uma Fiat Strada, veículo que transportava o prefeito de Umarizal, Raimundo Pezão, além de outros dois ocupantes. O acidente deixou uma pessoa morta e outras três feridas.

A vítima fatal foi identificada como José Pereira, conhecido como “Dedé”, natural de Mossoró. Ele conduzia a Fiat Fiorino e seguia pela rodovia no sentido Olho d’Água do Borges–Patu, com destino à cidade de Almino Afonso, onde realizaria a entrega de frutas.

De acordo com informações repassadas pela Polícia Militar, um policial que trafegava em outro veículo à frente da Fiorino relatou ter percebido a aproximação de uma Fiat Strada, que realizou uma ultrapassagem. Minutos depois, ao notar pelo retrovisor que as luzes da Fiorino haviam desaparecido de sua visão, decidiu retornar ao trecho percorrido e encontrou os dois veículos envolvidos na colisão.

Com a força do impacto, José Pereira ficou preso às ferragens e morreu ainda no local antes da chegada das equipes de socorro. Já os ocupantes da Fiat Strada — entre eles o prefeito Raimundo Pezão — receberam atendimento médico e foram encaminhados ao hospital de Umarizal. Segundo informações preliminares, nenhum deles sofreu ferimentos graves.

A área do acidente foi isolada pela Polícia Militar para preservar a cena até a chegada das equipes da Polícia Civil e do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP), responsáveis pelos levantamentos periciais. Após os procedimentos, o corpo da vítima foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Pau dos Ferros, onde será submetido a exames de necropsia.

As causas e circunstâncias do acidente ainda serão investigadas. O trabalho pericial deverá esclarecer a dinâmica da colisão e apontar possíveis responsabilidades pelo ocorrido.

Adolescente de 17 anos é morto a tiros dentro de residência em Campo Grande/ RN, no Oeste potiguar




Um adolescente de 17 anos foi executado dentro de casa no final da noite desta segunda-feira (22), no município de Campo Grande, localizado na região Oeste do Rio Grande do Norte. O crime ocorreu em uma residência situada na Rua Maria Conceição de Freitas, no Conjunto Padre Pedro.

Segundo informações repassadas pela Polícia Militar, a vítima foi identificada como Thallyson Tauam da Silva Oliveira, de 17 anos. Relatos de testemunhas apontam que os autores do crime chegaram ao local se apresentando como policiais. Logo em seguida, eles invadiram o imóvel e encontraram o jovem deitado em um dos cômodos da casa.

Ainda de acordo com as informações preliminares, os suspeitos efetuaram dois disparos de espingarda calibre 12 contra a vítima. Os tiros atingiram o rosto e o joelho do adolescente, que não resistiu aos ferimentos e morreu no local antes de receber atendimento médico.

Após a ação criminosa, os autores fugiram e até o momento não foram localizados. Policiais militares realizaram o isolamento da área para preservar a cena do crime até a chegada das equipes da Polícia Civil e do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP), responsáveis pelos levantamentos periciais.

Concluídos os procedimentos no local, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), onde passará por exames de necropsia.

O caso foi registrado inicialmente pela equipe de plantão da Polícia Civil da Regional de Patu. A investigação ficará a cargo da Delegacia de Polícia Civil de Campo Grande, que buscará identificar os envolvidos e esclarecer as circunstâncias e a motivação do homicídio.

Até o fechamento desta matéria, nenhum suspeito havia sido preso.

Fonte:foelho 

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Influenciador Natal Zueira é preso por dirigir embriagado durante blitz da Lei Seca em Extremoz



O Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), por meio da Operação Zero Álcool/Batalhão Rodoviário, prendeu na madrugada do último sábado (20), por volta das 2h30, um homem de 37 anos identificado como Wesli Dantas, conhecido nas redes sociais como “Natal Zueira”, por dirigir sob efeito de álcool.

O influenciador digital, morador da Zona Norte de Natal e que possui mais de 900 mil seguidores nas redes sociais, foi abordado pelos agentes na RN-160, no município de Extremoz, enquanto conduzia um automóvel.

De acordo com informações repassadas pelo coronel César Fagundes, o teste do bafômetro apontou resultado de 0,62 mg/l de álcool por litro de ar expelido, índice que configura crime de trânsito por embriaguez ao volante e supera em quase duas vezes o limite previsto para enquadramento criminal.

Além de receber multa no valor de R$ 2.934,70 e responder ao processo de suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Wesli Dantas foi conduzido à Central de Flagrantes, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.

A Operação Zero Álcool tem intensificado as fiscalizações nas rodovias estaduais do Rio Grande do Norte com o objetivo de reduzir acidentes e aumentar a segurança no trânsito.

Garis paralisam atividades em seis cidades do RN nesta segunda-feira (22)

 


A coleta de lixo e os serviços de limpeza urbana foram afetados em seis municípios do Rio Grande do Norte nesta segunda-feira (22) após o início de uma paralisação nacional dos garis. A mobilização ocorre em diversos estados e tem como principal pauta a aprovação do Projeto de Lei 4146/2020, que regulamenta a profissão e cria direitos específicos para a categoria.

No Rio Grande do Norte, a paralisação ocorre em Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, Ceará-Mirim e Mossoró.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio, Conservação, Higienização e Limpeza Urbana do Rio Grande do Norte (Sindlimp-RN), o movimento começou às 6h e manterá 40% do efetivo em atividade, conforme determina a Lei de Greve.

Em publicação nas redes sociais, o sindicato informou que a sede da entidade permanecerá fechada durante a mobilização para que a direção acompanhe as ações ao lado dos trabalhadores.

O sindicato afirmou que a mobilização busca pressionar o Congresso Nacional pela aprovação do projeto que trata da regulamentação da profissão. “É uma mobilização nacional pela aprovação do PL 4146, que garante piso salarial, aposentadoria especial e o reconhecimento do trabalho insalubre para quem cuida da limpeza urbana.”

Ainda segundo a entidade, os trabalhadores enfrentam condições adversas diariamente sem que parte das reivindicações tenha sido transformada em lei.

O Sindlimp-RN também informou que a mobilização continuará até que o projeto avance no Congresso.

O sindicato concluiu afirmando que acompanha o movimento nacional da categoria. “O SINDLIMP-RN estará na luta junto com a categoria no Rio Grande do Norte. Sem gari, a cidade para. E o Brasil precisa enxergar isso.”

Com a paralisação, o sindicato alertou para a possibilidade de interrupções ou redução dos serviços de coleta de lixo em alguns bairros dos municípios atingidos.

Com informações de Agora RN

Saída de Gilmar Mendes presidência da Turma no STF complica investigados do caso Master


O ministro Luiz Fux assume a presidência da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) em agosto, substituindo Gilmar Mendes, que deixa o cargo por rodízio regimental após um ano no comando. A apuração é de Malu Gaspar, d’O Globo.

A mudança interessa ao relator das investigações do caso MasterAndré Mendonça, pois Fux acompanha os votos do relator no colegiado, ao contrário de Gilmar, que votou contra as prisões preventivas de Henrique e Felipe Vorcaro.

O controle da pauta das sessões presenciais passa de Gilmar para Fux, o que reduz a possibilidade de julgamentos inseridos de última hora, como ocorreu na semana passada com as prisões do pai e do primo do banqueiro Daniel Vorcaro.

Na sessão, Gilmar argumentou que a investigação apresenta semelhanças com os métodos da Operação Lava-Jato. Mendonça rebateu, afirmando tratar-se da maior fraude financeira da história do país, com elementos de crime organizado, incluindo fuzis e infiltração policial.

O ministro Dias Toffoli permanece afastado do caso desde fevereiro, quando a Polícia Federal entregou ao presidente do STF um documento com indícios de conexões entre ele e Vorcaro. Seu afastamento deixa a Turma com quatro votantes, abrindo margem para empates, que favorecem os investigados.

Daniel Vorcaro também teve sua segunda proposta de delação rejeitada pela Polícia Federal e pela PGR. O STF manteve o pai do banqueiro preso, mas Mendonça deve mantê-lo em sala especial na superintendência da PF, contrariando pressão da corporação.

 

Cocaína em madeira: operação na fronteira faz a maior apreensão do país, segundo estimativa da Receita

Por g1 — Brasília

 

Agentes da Receita, PF e da Polícia do Exército apreenderam droga durante operação — Foto: Divulgação
Agentes da Receita, PF e da Polícia do Exército apreenderam droga durante operação — Foto: Divulgação
Uma operação da Receita em conjunto com a Polícia Federal, com o Exército e com a colaboração de autoridades dos Estados Unidos e da Bolívia apreendeu toneladas de cocaína neste domingo (21). A droga estava líquida, misturada em cerca de 260 toneladas de madeira que eram transportadas em oito caminhões.

Quatro caminhões foram flagrados em Corumbá (MS), e outros quatro, em Cáceres (MT), na faixa de fronteira com a Bolívia. Exames iniciais confirmaram a presença de cocaína na carga.

Segundo a Receita, com base em ocorrências anteriores, calcula-se que entre 10% e 20% do peso da madeira possa corresponder a cocaína, com potencial para atingir de 20 a 50 toneladas da droga.

Ainda de acordo com a Receita, essa tende a ser a maior apreensão de cocaína da história do Brasil. E a segunda maior já registrada em todo o mundo.

No último dia 6, a Aduana do Chile apreendeu 100 toneladas de cocaína vindas da Bolívia no mesmo esquema detectado neste domingo pela aduana brasileira — com cocaína líquida misturada na madeira. Essa foi a maior apreensão já vista.

Informações compartilhadas pelos EUA apontam que as duas apreensões, no Chile e no Brasil, estão relacionadas entre si e têm origem no mesmo local de produção na Bolívia.

No X (antigo Twitter), o ministro da Fazenda, Dario Durigan, escreveu que a ação é resultado da Operação Timber Shield, em cooperação com a agência americana de combate às drogas e com a Aduana Nacional da Bolívia.

"Confirmado o volume, será a maior apreensão de cocaína da história do Brasil — e uma das maiores já registradas no mundo. É uma resposta firme do Estado brasileiro à sofisticação das organizações criminosas que atuam no tráfico internacional", disse Durigan.

"A Operação Timber Shield mostra a importância da integração entre inteligência, fiscalização aduaneira, investigação criminal e cooperação internacional", afirmou o ministro.

Material estava em caminhões apreendidos pelos agentes — Foto: Divugação
Material estava em caminhões apreendidos pelos agentes — Foto: Divugação
Agente da Receita e militares do Exército durante operação neste domingo (21) — Foto: Divulgação
Agente da Receita e militares do Exército durante operação neste domingo (21) — Foto: Divulgação

Suspeito de abuso sexual contra adolescente autista morre após confronto com a polícia em Baraúna



Josedeque Henrique do Nascimento Silva, de 19 anos, morreu na noite deste sábado (20) após uma intervenção policial no município de Baraúna, na região Oeste do Rio Grande do Norte.

Segundo informações, o jovem era suspeito de envolvimento em um caso de abuso sexual contra uma adolescente de 13 anos, diagnosticada com autismo. De acordo com relatos iniciais, a vítima teria sofrido ferimentos e apresentado intenso sangramento, fato que mobilizou as forças de segurança.

Após o ocorrido, Josedeque Henrique teria deixado a cidade de Jaguaruana, no Ceará, e retornado para Baraúna, onde residia. Equipes das polícias militares do Ceará e do Rio Grande do Norte iniciaram diligências e conseguiram localizar o suspeito.

Ainda conforme as informações apuradas, durante a abordagem policial o jovem teria reagido à ação dos agentes. Houve intervenção por parte das equipes, e ele acabou sendo atingido por disparos.

Josedeque foi socorrido e encaminhado ao Hospital de Baraúna, mas não resistiu aos ferimentos e morreu após dar entrada na unidade de saúde.

Durante a ocorrência, os policiais apreenderam um revólver que estaria em posse do suspeito. A arma foi recolhida e encaminhada às autoridades competentes para os procedimentos legais.

O caso será investigado para esclarecer as circunstâncias da abordagem policial e todos os fatos relacionados à ocorrência.

domingo, 21 de junho de 2026

Polícia Civil identifica mais um suspeito de participar de atentado a vereador e homicídio de assessor em Mossoró; indivíduo está foragido

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte identificou um terceiro suspeito de participação no atentado ocorrido no município de Mossoró, que resultou na morte do assessor Alyson Dyego de Oliveira Morais e deixou ferido o vereador Cabo Deyvison.

No decorrer das investigações, foi possível reunir elementos que apontam o envolvimento de Wilson Mariano da Silva Filho na ação criminosa. Diante das evidências colhidas, a Polícia Civil representou pela prisão preventiva do investigado, medida que foi deferida pelo Poder Judiciário.

O suspeito encontra-se foragido e é considerado procurado pelas forças de segurança pública. As investigações seguem em andamento com o objetivo de esclarecer integralmente os fatos, identificar todos os envolvidos e responsabilizar os autores, coautores e eventuais mandantes do crime.A Polícia Civil solicita o apoio da população para auxiliar na localização do investigado. Informações que possam contribuir com as investigações ou indicar o paradeiro do foragido podem ser repassadas, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181. O sigilo é garantido.Fonte: Secretaria Executiva e de Comunicação Social da Polícia Civil do Rio Grande do Norte

(SECOMS)

sábado, 20 de junho de 2026

Homem que foi brutalmente assassinado em Jucurutu-RN ja foi intenficado pelos seus familiares

Vítima de homicídio 

 Francisco Sales de Lima 46  anos trabalhador  praçaou  era natural de Santana do Matos

 Filho de Antônio Alves de Lima  Mãe. Maria Guiomar de sele o  crime aconteceu  nas primeiras horas da tarde deste sábado 20 de Junho de 2026 próximo o posto São na cidade de Jucurutu, interior do Rio Grande do Norte. 

Segundo as  informações iniciais, é de que a pessoa foi vítima de um homicídio, sendo ela morta por um objeto cortante/perfurante, que será possível  identificar após a perícia.

De acordo com a Polícia Militar, as forças policiais já estão em diligências e tem o conhecimento do acusado  deste crime, mas o nome esta em sigilo para não a trapalhar  as  investigação.

Sobre a motivação do crime não informado para a polícia.

Jucurutu registra o primeiro crime  de homicídio desde 1  ano e 6 meses.

 Dona . Maria Guiomar de sele, disse para nossa reportagem que seu efilho   fazia amizade com todo mundo.

Fonte:difusorajucurutu

Homem foi morto com marcas de pauladas e marca corte de carrafas de vidros em via pública em Jucurutu-RN polícia no local do crime


Nosso blog aguarda mais informações sobre esse homicídio na cidade de Jucurutu-RN 

Na tarde deste sábado 20//06/2026

Fonte:difusorajucurutu


Ex-servidor da Polícia Civil tem casa arrombada e quase R$6 mil levados durante ação criminosa em Jucurutu


 Durante a madrugada deste sábado (20), criminosos arrombaram a residência de um ex-servidor da Polícia Civil de Jucurutu no bairro Novo Horizonte, e furtaram a quantia de R$ 5.800 em dinheiro.

Segundo informações apuradas pelo Jucurutu em Foco, a vítima foi surpreendida pela ação dos suspeitos e relatou ter se assustado. Devido à problemas na visão, o homem não conseguiu identificar as características dos criminosos nem informar se eles estavam com arma de fogo no momento.

Um detalhe que chama a atenção é que os invasores teriam ido diretamente ao local onde o dinheiro estava guardado, levantando a suspeita de que já tinham conhecimento da existência desse dinheiro dentro da residência.

A Polícia Militar foi acionada e realizou diligências na tentativa de localizar os envolvidos, mas até o momento nenhum suspeito foi identificado ou preso.

Outro fator que dificulta as investigações é a ausência de câmeras de monitoramento nas proximidades do imóvel.

O caso deverá ser investigado pelas autoridades competentes.

Fonte: Blog Jucurutu em 

Motociclista morre em grave acidente na RN-118, próximo à entrada de São Rafael/RN








Um grave acidente com vítima fatal foi registrado na noite desta sexta-feira, 19 de junho de 2026, na RN-118, nas proximidades da entrada da cidade de São Rafael, no interior do Rio Grande do Norte.

De acordo com as primeiras informações, a colisão envolveu uma motocicleta e um veículo de grande porte. Com o forte impacto, o motociclista ficou preso sob um dos pneus do veículo e morreu ainda no local.

Uma mochila contendo o Santana do Matos foi encontrada nas proximidades do acidente. A suspeita é de que o material pertença ao motociclista que perdeu a vida na ocorrência.

A vítima foi identificada, trata-se de Francimario  Francisco da Silva morador da zona rural de Santana do Matos. Ele trabalhava na cerâmica bairro vermelho em Itaja

Policiais militares da cidade de São Rafael estão no local realizando o isolamento da área e aguardando a chegada das equipes responsáveis pelos procedimentos de perícia e remoção do corpo.

As circunstâncias do acidente deverão ser investigadas. Novas informações poderão ser divulgadas a qualquer momento.

Fonte:focoelho 


sexta-feira, 19 de junho de 2026

Justiça decreta prisão preventiva de dois suspeitos do atentado contra Cabo Deyvison


cats

A Justiça decretou a prisão preventiva de José Antônio da Costa e Vinícius Gabriel da Silva Freitas, investigados por participação no atentado que matou o assessor parlamentar Alyson Dyego de Oliveira Morais e deixou ferido o vereador de Mossoró e pré-candidato a deputado federal Cabo Deyvison (PL). A informação foi divulgada na noite desta quinta-feira 18 pela Polícia Civil do Rio Grande do Norte, que também anunciou novos avanços na investigação.

Os dois homens foram presos na tarde da última terça-feira 16, no distrito de Parajuru, em Beberibe (CE), quando viajavam em um táxi que havia saído de Mossoró. Conforme a Polícia Civil, durante a abordagem um dos suspeitos tentou destruir um aparelho celular, supostamente para eliminar provas relacionadas ao crime.

Segundo a Polícia Civil, os investigados passam a responder por homicídio qualificado consumado, pela morte do assessor, tentativa de homicídio qualificado contra o vereador e sequestro e cárcere privado, em razão dos fatos ocorridos durante a fuga após o atentado.

O atentado ocorreu na noite de segunda-feira 15, em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Alto de São Manoel, em Mossoró. Cabo Deyvison realizava uma transmissão ao vivo pelas redes sociais quando foi atingido por disparos nas pernas. O vereador recebeu alta nesta quinta-feira. Já o assessor parlamentar Alyson Dyego de Oliveira Morais, de 37 anos, foi baleado nas costas e morreu ainda no local.

RUMBLE E TRUMP MEDIA PEDEM CONDENAÇÃO IMEDIATA DE MORAES


As empresas de tecnologia Rumble e Trump Media & Technology Group formalizaram um pedido junto a um tribunal federal da Flórida, nos Estados Unidos, para que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, seja julgado à revelia.

 

A petição foi protocolada após o esgotamento do prazo legal de 21 dias para que o magistrado brasileiro apresentasse sua manifestação ou defesa nos autos do processo que tramita na corte norte-americana.

 

De acordo com a defesa das plataformas, conduzida pelo advogado Martin de Luca, a notificação oficial foi encaminhada com autorização prévia da Justiça Federal da Flórida por meio do endereço eletrônico institucional do gabinete do ministro.

 

Os registros apontam que o prazo para a resposta formal terminou na última segunda-feira, dia 15 de junho, sem que houvesse qualquer comparecimento, justificativa ou pedido de prorrogação por parte de Moraes.

 

O processo em solo americano contesta as ordens de bloqueio de perfis, restrição de conteúdos e aplicação de sanções emitidas pelo ministro do STF contra usuários e plataformas digitais.

 

A petição sustenta que tais determinações configuram atos de censura transfronteiriça, atingindo cidadãos e empresas americanas em seu próprio território e violando diretamente as garantias constitucionais de liberdade de expressão asseguradas pela Primeira Emenda da Constituição dos Estados Unidos.

 

Entre os casos citados na ação está a ordem de suspensão da conta do jornalista Allan dos Santos.

 

A Trump Media, controladora da rede social Truth Social (amplamente utilizada pelo presidente americano Donald Trump), atua em conjunto na ação devido à dependência da infraestrutura tecnológica fornecida pela Rumble para a manutenção de suas operações.

 

As empresas defendem que oficiais estrangeiros não podem contornar o devido processo legal dos EUA e utilizar ordens secretas com caráter coercitivo para regular a expressão e buscar dados privados de usuários americanos fora de suas jurisdições de origem.

Justiça rejeita medidas do MPF e libera continuidade da engorda em Ponta Negra

 


A Justiça Federal negou os principais pedidos apresentados pelo Ministério Público Federal (MPF) em ação que questiona o sistema de drenagem da engorda de Ponta Negra, na Zona Sul de Natal. A decisão mantém a área sem interdições, afasta a suspensão de novas licenças urbanísticas e rejeita, neste momento, a determinação de obras emergenciais no local.

A decisão foi assinada na quarta-feira (17) pelo juiz federal Magnus Augusto Costa Delgado, da 1ª Vara Federal do RN. Segundo ele, medidas como interdições, suspensão de licenças e intervenções emergenciais possuem caráter excepcional e exigem análise técnica mais aprofundada por meio de perícia judicial.

Na ação, o MPF alegou possíveis falhas no sistema de drenagem da praia, riscos ao aterro hidráulico, impactos ambientais e problemas sanitários. Entre os pedidos estavam a limpeza semanal dos dispositivos de drenagem, isolamento de áreas consideradas de risco, interdição de estruturas e até a interdição da base do Morro do Careca.

O processo também foi encaminhado ao Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania (Cejusc), onde deverá ser realizada audiência de conciliação ou mediação entre as partes.

A Prefeitura do Natal sustentou que o projeto foi aprovado pelos órgãos competentes, defendeu a adequação técnica da obra e argumentou que parte dos problemas registrados ocorreu em razão do elevado volume de chuvas. O Município também afirmou que não há risco geotécnico no Morro do Careca e classificou as medidas pedidas como excessivas.

Embora tenha rejeitado os pedidos mais urgentes, a Justiça determinou que a Prefeitura apresente mensalmente os dados de acompanhamento da volumetria de areia da faixa do aterro hidráulico, permitindo o monitoramento contínuo das condições da engorda.

Jovem é executado dentro de casa por criminosos que se passaram por policiais em Caraúbas/RN

 


Um homicídio com características de execução foi registrado na noite desta quinta-feira (18), por volta das 22h10, no Conjunto Nicó Fernandes, em Caraúbas, na região Oeste do Rio Grande do Norte.

A vítima foi identificada como Glenio Kauan de Oliveira Santos, de 20 anos, natural de Mossoró. Segundo informações apuradas pela Polícia Militar, dois homens vestidos de preto chegaram ao imóvel, arrombaram a porta de entrada e se apresentaram como policiais para facilitar o acesso à residência.

Após invadirem o local, os suspeitos seguiram até o quarto onde o jovem estava e efetuaram diversos disparos. Glenio morreu no local antes de receber qualquer socorro.

Um tio da vítima, que também estava na casa no momento da ação criminosa, relatou ter acordado assustado com os gritos e os tiros, mas não conseguiu evitar o ataque. Após o assassinato, os criminosos fugiram a pé e, de acordo com relatos, podem ter contado com o apoio de um veículo que os aguardava nas proximidades do antigo casarão da Química Saldanha.

O crime trouxe à memória dos moradores outro homicídio ocorrido no mesmo endereço. Em março de 2024, João Paulo Lino de Oliveira, de 29 anos, também foi morto na residência, fato que aumenta a preocupação da comunidade com a violência na área.

Policiais militares isolaram a cena do crime até a chegada da equipe da Polícia Científica, que realizou os procedimentos periciais. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Pau dos Ferros para exames de necropsia.

As investigações ficarão a cargo da Divisão Especializada em Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que busca identificar os autores e esclarecer as circunstâncias e a motivação do assassinato. Este foi o 16º Crime Violento Letal Intencional (CVLI) registrado em Caraúbas no ano de 2026. (Icemcaraubas).

Operação mira integrantes de facção e cumpre mais de 100 mandados no PI, CE e TO

 

Por Rebeca Lima

Foto: Divulgação/Polícia Civil 

A Polícia Civil do Piauí deflagrou, nesta sexta-feira (19), a Operação Cerco das Águas, com o objetivo de combater a atuação de integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC) na região litorânea do estado. A ação teve como foco principal os bairros Ilha Grande e Carandiru, em Parnaíba.

Durante a operação, foram cumpridos 104 mandados judiciais de prisão e de busca e apreensão nos municípios de Parnaíba e Ilha Grande, no litoral do Piauí, além de Teresina, Avelino Lopes, Chaval, no Ceará, e um alvo localizado no estado do Tocantins.  Ao todo, 25 pessoas foram presas durante a operação. Também foram apreendidos armas de fogo, entorpecentes e outros materiais. 

Segundo a Polícia Civil, a investigação teve início em 2024, após a apreensão de um aparelho celular durante uma ação da Polícia Militar. A análise do conteúdo armazenado no dispositivo revelou a existência de um grupo vinculado ao PCC, o que levou ao aprofundamento das investigações.

Durante o trabalho investigativo, foram realizadas interceptações telefônicas e telemáticas que, de acordo com a polícia, permitiram identificar a estrutura da organização criminosa, seus integrantes e a rede de apoio utilizada para atuação na região.

Foto: Felipe Cruz/TV Cidade Verde 

As investigações também apontaram a existência de um núcleo ligado a um homem conhecido como "Seu Léo", apontado pelas autoridades como uma das lideranças regionais da facção em Parnaíba. Conforme a Polícia Civil, ele possui mandados de prisão em aberto.

Ainda segundo a polícia, foram identificadas integrantes e pessoas que teriam sido cooptadas ou vinculadas à facção, inclusive com passagens pelo sistema prisional.

A operação contou com atuação integrada da Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Polícia Penal e demais forças de apoio operacional e inteligência.

De acordo com a Polícia Civil, a Operação Cerco das Águas representa mais um importante avanço no combate ao crime organizado no litoral do Piauí, atingindo estruturas de apoio, comunicação e fortalecimento da organização criminosa na região.