
As agências dos Correios começaram, nesta sexta-feira (30), o atendimento presencial a aposentados e pensionistas prejudicados por descontos indevidos em seus benefícios do INSS. No entanto, o primeiro dia de operação foi marcado por instabilidade no sistema, causada por sobrecarga de acessos. Segundo a estatal, a falha durou cerca de uma hora e foi rapidamente solucionada com o apoio da DataPrev.
A ação faz parte de uma parceria firmada entre o governo federal e os Correios para ampliar o acesso à consulta e contestação de descontos realizados por entidades associativas desde 2019. Mais de 5 mil agências estão habilitadas para prestar esse tipo de atendimento em todo o país.
Em visita à agência central dos Correios em Brasília, o advogado-geral da União, Jorge Messias, classificou o episódio como um “pequeno problema de instabilidade” e não descartou a possibilidade de tentativa de ataque hacker. Ele destacou a importância do atendimento presencial, especialmente para beneficiários que não utilizam ou não confiam em ferramentas digitais. “Alguns deles simplesmente não confiam na tecnologia”, afirmou.
Segundo Messias, a determinação do governo federal é garantir que todos os afetados tenham acesso às informações e sejam ressarcidos, caso tenham sofrido prejuízos. O ressarcimento deverá ocorrer até o fim de 2025 e será garantido inicialmente com recursos da União. Posteriormente, o governo pretende recuperar os valores por meio da venda de bens bloqueados de 12 entidades investigadas.
Casos reais e dificuldades
O aposentado João Lino dos Santos, de 69 anos, foi um dos poucos que conseguiu ser atendido durante a instabilidade. Ele buscava entender se havia sido alvo da fraude, já que não utiliza celular. Apesar de não ter identificado descontos indevidos, relatou um golpe anterior: um empréstimo consignado de R$ 14 mil feito em seu nome, cuja dívida ele vem pagando desde 2023.
Já o aposentado Dilson Pereira Passos, de 72 anos, deixou a agência sem atendimento devido à falha no sistema. Ele também não utiliza ferramentas digitais e deseja recuperar valores de descontos não autorizados por associações.
Próximos passos
De acordo com Jorge Messias, o INSS divulgará, no dia 4 de junho, um balanço do primeiro ciclo de atendimentos e um calendário para os pagamentos aos prejudicados. A medida deve ser formalizada em acordo com a Defensoria Pública da União e o Ministério Público da União.
A DataPrev informou que a falha técnica ocorreu devido a ajustes operacionais entre suas redes e as dos Correios, e que nenhum incidente de segurança foi detectado. O sistema já está operando normalmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário