segunda-feira, 5 de janeiro de 2026

Homem morre com raiva humana em Campina Grande após ser mordido por sagui

 

Um homem internado com raiva humana morreu neste domingo 4 no Hospital Universitário Alcides Carneiro (Huac), em Campina Grande (PB). A informação foi confirmada pelo diretor de Vigilância em Saúde de Campina Grande, Miguel Dantas.

A vítima, que não teve a identidade revelada, foi mordida por um sagui no mês de setembro. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o homem não procurou atendimento médico na época. Ele só recorreu ao hospital em 13 de dezembro, três dias após apresentar os primeiros sintomas. A prefeitura de Campina Grande confirmou o diagnóstico de raiva humana no dia 22 de dezembro.

Ainda de acordo com a secretaria, houve o cumprimento rigoroso do protocolo para a confirmação da morte encefálica da vítima, incluindo exame complementar com doppler transcraniano. A morte foi confirmada às 11h30.

Homem apresentava confusão mental e agitação física

Entre os sintomas apresentados pelo homem, quando deu entrada pela primeira vez na unidade hospitalar, estavam agitação mental e física, confusão mental, alteração do nível de consciência, aerofobia, falta de ar e queda na oxigenação do sangue.

“É o grande erro de todo mundo. Ele tentou alimentar um animal silvestre. Inclusive, após a mordedura, ele não encontrou mais o animal. Outro erro: ele também não procurou o serviço de saúde para tratar a mordida. Inclusive, inchou, causou incomodo, mas ele não procurou. O tratamento pós-exposição aconteceria nesse momento”, afirmou Miguel Dantas.

Em razão do quadro de insuficiência respiratória aguda associado a instabilidade neurológica, foi necessária entubação do homem e início de ventilação mecânica invasiva. O quadro clínico neurológico atual dele é considerado grave.

O homem está em sedação profunda, com instabilidade da pressão arterial e segue sob cuidados intensivos, com monitorização contínua e acompanhamento multiprofissional da equipe do hospital.

O que é a raiva e como prevenir?

A raiva é uma doença grave causada pelo vírus do gênero Lyssavirus, que afeta mamíferos, incluindo pessoas. Ela provoca inflamação no cérebro e, se não for tratada a tempo, quase sempre leva à morte. Sua letalidade é de quase 100% após o início dos sintomas.

A doença é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, podendo ser transmitida também pela arranhadura e/ou lambedura desses animais.

Cães e gatos podem transmitir a raiva, mas o Brasil está há quase 10 anos sem registro de transmissão da doença dessa forma. O risco maior está em animais como morcegos. Em caso de mordedura de animais, a orientação é lavar o ferimento com água abundante e procurar assistência médica imediatamente, mesmo sem sintomas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário