segunda-feira, 24 de julho de 2023

Acusados de roubo na zona rural de Jardim do Seridó passam por audiência de instrução no dia 26 de julho; Grupo foi denunciado por roubo majorado


Está prevista para acontecer no próximo dia 26 de julho, a partir das 09h, a audiência de instrução e julgamento no processo que respondem Gustavo Alves Ferreira, Jeferson Silva dos Santos, Pedro Henrique Oliveira da Silva, Diego Dias da Silva, e um outro já falecido, de nome Janailson de Souza Silva (vulgo NEGÃO ou ESCORPIÃO), que por motivos óbvios está fora do processo. Eles foram denunciados pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte, pelo roubo realizado no dia 24 de julho de 2021, um sábado, por volta das 23h, no Sítio Pau Furado, na zona rural de Jardim do Seridó (RN). O advogado, Ariolan Fernandes, defendo três dos réus.

Audiência para a realização da instrução do processo ocorre na quarta (26) – (FOTO: Ilustrativa)

Na denúncia, a qual o Blog Sidney Silva teve acesso, de acordo com o órgão ministerial, o grupo estava usando armas de fogo e agiu de forma violenta contra as vítimas. Eles roubaram, de acordo com o depoimento das vítimas, 01 (um) revólver calibre 38, 02 (duas) espingardas calibre 20, alguns cartuchos e munições, 01 (uma) lanterna e 01 (um) relógio e da residência principal 02 (duas) televisões 32”, 5 (cinco) a 6 (seis) litros de Whisky 12 anos (Old Parr e Ballantines), 01 (uma) pasta do tipo escritório de cor preta, 01 (uma) máquina portátil para amolar forrageira, 01 (um) capacete de cor escura, 01 (um) tripé de microfone, 02 (duas) motocicletas (uma de corrida, de propriedade do Sr. Carlos José; e outra Honda CG 125, pertencente a José Maria Dantas), 01 (um) carregador de pistola com algumas munições e alguns cartuchos de arma de fogo calibre 12.

Segundo o que foi apurado pela Polícia, a vítima José Maria Dantas estava dormindo em sua casa na propriedade rural onde reside e presta serviços como caseiro, quando foi surpreendido por quatro indivíduos encapuzados que arrombaram a porta do móvel e anunciaram um assalto, sendo que dois deles estavam portando armas de fogo. Nesse momento, José Maria Dantas foi rendido pelos criminosos, que o ameaçaram, apontando as armas contra sua cabeça e dizendo que se a vítima não entregasse as armas que havia no local, eles o matariam.

Dois dos assaltantes, então, levaram a vítima para a casa principal da fazenda, onde não havia ninguém na ocasião, enquanto os outros dois permaneceram “revirando” o imóvel do caseiro. Chegando à casa grande da fazenda, os criminosos trancaram José Maria Dantas dentro do banheiro e passaram a subtrair diversos objetos pertencentes ao proprietário do sítio, Carlos José de Azevedo, que não se encontrava no local.

O Blog Sidney Silva ainda viu na denúncia que a ação criminosa durou aproximadamente uma hora, tempo no qual a vítima José Maria, permaneceu sob a custódia dos ladrões. Após pegarem todos os objetos de valor que puderam encontrar, incluindo duas motocicletas (uma do caseiro e outra do dono do sítio), os assaltantes se evadiram do local.

Acionada, a Polícia Militar empreendeu diligências pela região, porém não conseguiu encontrar os autores do delito ou os objetos subtraídos naquela ocasião, à exceção da motocicleta de José Maria, que foi posteriormente encontrada abandonada em uma estrada carroçável.

Uma semana após a prática criminosa, no dia 31 de julho, parte dos objetos roubados foi localizada em uma residência na cidade de Parelhas (RN), de propriedade de Maria Amélia Fernandes, amiga íntima de Jeferson Silva dos Santos, o qual, aliás, se encontrava no imóvel por ocasião da apreensão dos objetos.

No local, foram encontrados, entre outros objetos, três ou quatro litros de whisky 12 anos, uma televisão e uma lixadeira que estava dentro de uma pasta preta, itens compatíveis com aqueles que haviam sido roubados na residência da vítima Carlos José.

De acordo com a mulher, a lixadeira, a televisão e os litros de whisky encontrados em sua casa pertenciam a Jeferson Silva.

De acordo com o Ministério Público, na residência de Maria Amélia, estavam, não só JEFERSON SILVA, mas vários outros suspeitos de envolvimento com práticas criminosas. Após diligências realizadas pela Polícia Militar de Parelhas, foram encontradas armas, munições, drogas e alguns dos objetos subtraídos do Sítio Pau Furado.

A autoria delitiva do roubo em apuração, por sua vez, restou esclarecida por meio do encontro fortuito de provas, no contexto da Operação “Garmem” 2, deflagrada pela Polícia Civil de Caicó, que apurou a existência de uma célula do “Sindicato do Crime do RN – SDC”, naquele município e na região, conhecida por “Bonde do K2”, chefiada por Gustavo Alves Ferreira vulgo “KATATAU” ou “K2.

Através da interceptação telefônica autorizada pela Justiça, foi possível identificar a atuação de integrantes da referida organização criminosa “Bonde do K2” no crime de roubo ocorrido no dia 24 de julho de 2021 no Sítio Pau Furado, em Jardim do Seridó, especificamente de GUSTAVO ALVES, JEFERSON SILVA, PEDRO HENRIQUE e DIEGO DIAS, além de Janailson.

Em algumas das ligações telefônicas interceptadas, PEDRO HENRIQUE, relata a sua companheira que praticou o roubo ao Sítio Pau Furado com GUSTAVO (K2), JEFERSON (JEFINHO) e NEGÃO (JANAILSON).

Por sua vez, DIEGO DIAS, atuou no apoio logístico à empreitada criminosa, sendo o responsável por deixar e buscar alguns dos acusados no local do crime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário