sexta-feira, 10 de maio de 2013

HENRIQUE PRETENDE VOTAR ATÉ JUNHO PROPOSTAS PARA REDUZIR IMPACTOS DA SECA


Para aqueles que pensaram que a reunião da Comissão Geral para discutir e apresentar projetos que visem a redução dos impactos da seca no Nordeste, ocorrida na manhã desta quarta-feira (8), da Câmara Federal, em Brasília, resultaria em poucos efeitos práticos, o presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves, do PMDB, garante: até junho irá colocar em votação propostas concretas para a solução do problema.
 “Esta comissão tem de ter consequências, vamos mostrar ao povo brasileiro que valeu a pena esse debate”, assegurou ele. Entre as possibilidades econômicas para o semiárido, Henrique Alves destacou a capacidade de produção de energias renováveis de fonte solar e eólica. “No Brasil, o valor máximo de radiação solar, ocorre na Bahia”, destacou.
O presidente ressaltou também que terras áridas e semiáridas podem ser produtivas, desde que manejadas de forma adequada. Conforme destacou, “outras regiões do planeta com essas características contribuem com 50% do rebanho mundial de gado, e áreas semelhantes à caatinga são pujantes em produção agrícola, como a Califórnia, nos EUA, e regiões desérticas, como Israel e Egito”.
Henrique Alves lembrou que pesquisadores da Embrapa já conseguiram isolar um gene do café resistente à seca. “Podemos aplicar esse gene a outras culturas, como soja, trigo e cana, e colocar essa tecnologia à disposição do produtor nordestino nos próximos anos”, propôs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário