terça-feira, 17 de março de 2020

Governo suspende aulas na Rede pública e privada em todo RN por 15 dias


A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, anunciou nesta terça-feira (17) que as aulas nas redes estadual e privada de ensino serão suspensas por 15 dias no Estado a partir desta quarta-feira (18). A decisão, que afeta cerca de 1 milhão de estudantes, é uma medida para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus.
O anúncio da governadora, válido para todas as escolas estaduais, municipais e particulares do Rio Grande do Norte, foi feito em um vídeo publicado nas redes sociais em que ela aparece ao lado do secretário estadual de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Getúlio Marques Ferreira.
Mais cedo, as três instituições federais de ensino sediadas no Rio Grande do Norte já haviam determinado a suspensão das aulas, só que por tempo indeterminado: Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN). Além disso, o Over Colégio e Curso também havia liberado seus alunos por 15 dias.
A decisão de Fátima acontece um dia depois de uma reunião na Governadoria para discutir o enfrentamento à pandemia. Nesta terça-feira (18), São Paulo registrou a primeira morte em decorrência da pandemia – de um homem de 62 anos de idade que tinha outras doenças associadas.
“Essa determinação vem em consonância com o que discutimos ontem (segunda-feira, 16). Isso atinge cerca de 1 milhão de alunos. 220 mil da rede estadual, 600 mil da rede municipal e cerca de 170 mil da rede privada. É para preservar a vida. É cerca de 1 terço da população que nós vamos tirar do deslocamento social para ficar no convício em casa”, afirmou o secretário Getúlio Marques.
Boletim epidemiológico divulgado mais cedo pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) aponta que o Rio Grande do Norte tem 33 casos suspeitos de Covid-19, a infecção causada pelo novo coronavírus. O Estado segue com um caso confirmado – de uma mulher de 24 anos que já está curada.
No País todo, são 301 casos confirmados pelo Ministério da Saúde ou pelos governos estaduais. Um homem de 62 anos morreu em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário