segunda-feira, 26 de agosto de 2024

Sao-Rafael-e-jucurutu-firmam-datas-de-eventos-eleitorais

 

Para evitar conflitos entre partidos e garantir ordem e tranquilidade durante o período de campanha eleitoral, a 27ª Zona Eleitoral, que abrange os municípios de Jucurutu e São Rafael, realizou reuniões no dia 15 de agosto, para definir datas e horários dos eventos nos dois municípios.

A necessidade de realização do evento foi reforçada após solicitação do Comandante do Destacamento de Polícia Militar do município, Subtenente Adão Valério, expressou preocupação com a manutenção da segurança da população. Segundo o Comandante, “a realização de múltiplos eventos no mesmo dia pode gerar conflitos na cidade, pois as disputas eleitorais normalmente fazem com que os ânimos fiquem acirrados entre os moradores durante o período. Por isso, uma divisão adequada e consensual dos atos de campanha é uma medida preventiva que trará benefício para a segurança de todos”, declarou. 

Eventos de campanha em São Rafael

A reunião com os representantes das Coligações “O Sonho do Povo” (União Brasil e Federação PT/PCdoB/PV), “União pelo Trabalho” (MDB, PP e PL) e “Unidos pela Mudança” (Republicanos e Federação PSDB/Cidadania) que disputam as eleições 2024 no município de São Rafael/RN foi realizada em Jucurutu. 

Sob a mediação do juiz da 27ª zona eleitoral, Dr. Uedson Uchôa, os representantes de partidos e coligações chegaram ao acordo de que, no município de São Rafael/RN, as atividades eleitorais de campanha, como comícios, passeatas e carreatas, serão feitas conforme a distribuição dos dias destinados a cada coligação (veja a ata da reunião aqui).

Ficou acertado que os eventos políticos iniciam no dia 23 de agosto e encerrarão no dia 3 de outubro. Os partidos que compõem a coligação concordaram em realizar seus eventos apenas nas datas que lhes foram conferidas mediante sorteio, conforme a regra, de uma coligação por dia (veja o calendário das datas de eventos aqui).

Além disso, os representantes concordaram que nos dias que não forem destinados a sua coligação, apenas lhes será permitida a realização de visitas na zona rural, desde que sem utilização de carros sonorizados, sem proferimento de discursos e sem aglomeração de pessoas. Da mesma forma, visando a distribuição equitativa dos dias de atividades, os representantes concordaram em não realizar evento de grande porte, como passeata e carreata, nos dias 4 e 5 de outubro, apenas havendo a possibilidade de realização de visitas aos apoiadores pelos candidatos.

Durante a reunião, a importância do acordo foi enfatizada pelo Dr. Uedson Uchôa, que destacou: “o eleitor é o protagonista do processo eleitoral e é sobre ele que devem recair nossas maiores preocupações. Por isso, medidas como essa, que tem a intenção de evitar conflitos, são sempre bem-vindas, sobretudo, quando a solução indicada é construída pelas próprias coligações”.

Ainda segundo o magistrado, “os partidos e coligações possuem papel de destaque no que diz respeito à garantia do cumprimento do que foi estabelecido entre eles mesmo, pois, em geral, são capazes de mobilizar ou, se necessário, de desmobilizar seus apoiadores, orientando-os no sentido de que as grandes manifestações do grupo ocorram apenas nos dias pré-determinados. Isso, sem dúvida, acaba por minimizar a possibilidade de ocorrência de embates entre os apoiadores de cada partido”.

O chefe de cartório, Erike Thiele, lembrou que, “como o objetivo principal desse acordo é fazer com que a segurança e tranquilidade dos eleitores possam ser mantidas ao longo do período eleitoral, é importante que a população também possa acompanhar o cumprimento do que foi decidido pelas coligações e partidos, afinal, esse é um bom indicador para avaliar a disposição dos representantes em seguir aquilo com o qual eles mesmos se comprometeram”.

Acordos em Jucurutu

No mesmo dia, de modo semelhante, os representantes das coligações “Juntos Somos Mais Fortes” (PP, MDB e Federação PSDB/Cidadania) e “Jucurutu de Todos” (Republicanos e PSD) do município de Jucurutu firmaram acordo para estabelecer, mediante sorteio, os dias reservados para os eventos de cada coligação, de forma alternada, começando já no dia 16 de agosto e se estendendo até o dia 3 de outubro (confira ata da reunião aqui).

Os representantes das coligações decidiram que nos dias que não fossem reservados aos eventos de seu grupo político, seria permitida a realização de eventos na zona rural do município, desde que a movimentação não transbordasse para a zona urbana. Essa regra, porém, não será aplicada nos dias 2 e 3 de outubro, pois, sendo tais datas reservadas para encerramento de campanha, os eventos, inclusive na zona rural, são exclusivos da coligação sorteada, conforme calendário definido na reunião.

No município de Jucurutu, considerando a relevância da feira livre local, normalmente realizada nos sábados pela manhã, os representantes optaram por dividir de modo separado os dias de participação dos candidatos na feira, também como forma de evitar conflitos de agenda.

Ao fim da reunião, os participantes demonstraram contentamento com o acordo firmado e se comprometeram a cumpri-lo por entender que, assim, contribuirão para manutenção da tranquilidade durante o período eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário