Foto: Divulgação/Seap
A força-tarefa criada pela Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) para coordenar, fiscalizar e acompanhar revistas e procedimentos de segurança no sistema prisional realiza desde ontem, quinta-feira (29), revista estrutural na Penitenciária Estadual Rogério Coutinho Madruga (Alcaçuz), em Nísia Floresta. Durante a ação, nenhum material ilícito foi encontrado. A equipe contou com o apoio do Grupo de Operações Especiais e do Grupo de Operações com Cães.
A forca-tarefa é diretamente subordinada ao secretário da administração penitenciária, Pedro Florêncio, e tem prazo determinado de seis meses para a realização dos trabalhos. Para o ele, a criação da força-tarefa é um plus que a Seap oferece às unidades prisionais e a ela cabe coordenar e fiscalizar todas as revistas estruturais e minuciosas nas unidades prisionais do Rio Grande do Norte. A equipe está atuando, também, para identificar eventuais fragilidades durante a realização dos procedimentos de revista.
Ainda de acordo com a Seap, a atuação da força-tarefa não exime as unidades prisionais do cumprimento integral dos procedimentos de rotina carcerária, inclusive quanto à realização de revistas. A equipe é composta por servidores lotados na Coordenadoria Executiva de Administração Penitenciária, Departamento de Inteligência Penitenciária, Departamento de Operações Táticas e do Gabinete de Segurança Institucional.
No último dia 17, um fuga foi registrada na Penitenciária de Alcaçuz, em Nísia Floresta. Ao todo, 12 presos conseguiram escapar durante a ação. Todos eles estavam custodiados na cela 9, ala A, do Pavilhão IV. O fato chamou a atenção para a necessidade de reforço na segurança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário