Após conversas chegou-se a solução de forma simples e sem maiores entraves. Uma das maiores prejudicadas, Marly Maria e sua família, consentiram que uma canalização passe em seu terreno e assim possa escoar para um local menos impróprio que o calçamento da artéria acima citada. Por outro lado, a prefeitura, por meio dos secretários de obras e Finanças, respectivamente, Juarez Umbelino e Juirliton Estevan se prontificaram a iniciar a pequena obra.
Segundo os secretários, o reparo somente não foi feito anterior, por não ter a moradora Maria Marly autorizado a passagem da tubulação. O secretário de saúde, Abimael Abson, por telefone, citou que também esteve na Rua Manoel Freire e prontificou-se em resolver o problema, por ser uma questão de saúde pública. Contudo, após a mudança de ideia da moradora, não foi possível. Mas que a secretaria de saúde tem total interesse em ver este impasse erradicado.
Já a senhora Marly explicou que havia permitido a colocação dos tubos em seu terreno, entretanto, pela demora, entendeu voltar atrás e não mais consentir. Depois das conversações, tentando mediar a questão, por consenso e entendendo um ao outro, chegou-se ao uma solução e a secretaria de obras nos garantiu que os trabalhos terão início nesta quarta-feira.
A situação que enfrenta os residentes naquela rua é uma das piores possíveis. Crianças transitam no local com tranquilidade. Alheias as doenças que podem ser vitimadas.
Vejam esta foto ao lado e percebam a quantidade de mosquitos, especificamente estes pontinhos pretos perfeitamente visíveis. O lixo acumulado no local, como garrafas e sacos plásticos, é um risco de foco de dengue constante, além de outros males. Repito: é uma questão de saúde pública. O município que não investe em saneamento básico, gasta muito mais com saúde e burla o que define a Constituição Federal, em seu artigo 6º, que assegura aos cidadãos os direitos sociais, dentre eles o direito a moradia digna.
Infelizmente, em pleno século XXI, ainda existe uma imensa desigualdade na distribuição de renda, impedindo que brasileiros e brasileiras tenham acesso a uma moradia adequada para viver dignamente, sem condições de sobrevivência, como a que vimos na Rua Manoel Freire, em Triunfo Potiguar. Outras localidades, onde faltam água encanada, luz elétrica e saneamento básico, é uma constante nas cidades brasileiras. Isso dar-se pela ausência de políticas públicas e a atual política econômica do governo, que tem provocado o aumento da pobreza do povo.
Neste instante, tomamos conhecimento que homens da prefeitura de Triunfo Potiguar já estão no local. Confiamos que tudo será solucionado e a população sofrida da Manoel Freire enfim terá melhor qualidade de vida.
Nota de um morador de Triunfo Potiguar para nosso blog www.damiaooliveira.com.br
Será que só resolvem o problema depois que o Blog RN Política em Dia o mostra o descaso?
<<< PUBLICIDADE: >>>
Nenhum comentário:
Postar um comentário