domingo, 6 de abril de 2025

Policia Militar prende dupla com arma e droga em Assú




Na noite deste sábado, 05 de abril de 2025, durante patrulhamento de rotina em frente a uma casa show na Morada Nova(retorno) em Assú, os policiais da Força Tática, abordaram dois elementos e com eles encontraram; um revólver, uma pequena quantia de droga tipo maconha e loló. Os dois foram identificados, são eles: Mario Guilherme Mateus, vulgo “Peba do Mendubim” e Isaías Rocha Anselmo Filho, vulgo “Isaías Dendê”.

Ambos receberam voz de prisão e foram conduzidos a delegacia de polícia civil em Mossoró para os devidos procedimentos

Fonte: Focoelho .

Polícia Civil prende autor de feminicídio em Assú. Marido da vítima teria pago o acusado pra eliminar a esposa



A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, por meio da 97ª Delegacia de Polícia (DP Assú), deu cumprimento, neste sábado (05), a um mandado de prisão expedido em desfavor um homem, de 30 anos, suspeito de ter sido o autor de um feminicídio ocorrido na data de 20/02/2025, em Assú. (RELEMBRE AQUI)

O crime, que abalou a cidade de Assú, em razão de a vítima ser servidora do Fórum da cidade, teve como autor intelectual seu companheiro, que foi preso em flagrante na data do fato pela Polícia Civil.

Continuando as diligências, a investigação apurou que o autor intelectual ofereceu dinheiro a seu primo Fernando Luiz de Souza para matar a vítima, sob o argumento de que ela estava o traindo. Na data do fato, o autor intelectual saiu de casa por volta de 03h, deixando a porta dos fundos aberta, facilitando a entrada na residência pelo executor, que matou a vítima com um golpe de faca no pescoço enquanto ela dormia.

O preso será encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça. 

A Polícia Civil reforça a importância da colaboração da população e solicita que informações sejam repassadas, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181. 

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil/RN – SECOMS

Drones equipados com fuzil são produzidos em fábrica no RS, mas ainda dependem de regulamentação no Brasil

 A fabricante de armas Taurus desenvolveu drones equipados com fuzil. O novo aparelho será destinado exclusivamente para forças de segurança, com capacidade para "ampliar as capacidades em missões policiais e militares", segundo informações da fabricante.

Outros tipos de armamento, como metralhadoras, podem ser acoplados ao equipamento, explica a empresa. O uso desse tipo de drone depende de regulamentação no Brasil. O g1 ouviu especialistas em segurança pública, que avaliaram a novidade. Leia abaixo.

O equipamento

O drone é fabricado pela Taurus em São Leopoldo, na Região Metropolitana do Porto Alegre (RS), e foi apresentado na LAAD Defence & Security 2025, feira de defesa e segurança que vai até sexta (4), no Rio de Janeiro.

Segundo a fabricante, o produto é inédito no mundo e está em fase de demonstração para venda. O drone poderá ser exportado, exclusivamente para forças de segurança.

De acordo com a Taurus:

  • a aeronave conta com um fuzil T4 acoplado;
  • módulo que conecta outros tipos de armas — nos calibres 5,56, 7,62 (fuzis) ou 9mm (submetralhadora) — ao drone;
  • câmera 4K estabilizada em 3 eixos;
  • rádio controle com transmissão em tempo real das imagens captadas;
  • sensor de distância;
  • laser pointer;
  • mecanismo de movimentação horizontal e vertical;
  • inteligência artificial embarcada para identificação de alvos.


Leia também:

"O Taurus TAS poderá, em determinadas situações, substituir o uso de helicópteros em ações, reduzindo o risco às equipes em solo, eliminando o risco à equipe aérea e minimizando danos materiais em casos de alvejamento ou quedas", afirma a fabricante, em nota.

A Taurus salienta que ainda não há uma regulamentação para o uso de drone com armamento no Brasil. A empresa afirma que analisa, junto a órgãos competentes, qual regulamentação é necessária para o aparelho.

A legislação sobre drones no Brasil é regulamentada pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

O que dizem especialistas em segurança

Autoridades em segurança pública ouvidos pelo g1 demonstram cautela com a nova tecnologia. Eduardo Pazinato, doutor em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), afirma que o uso de dispositivos semelhantes já é empregado em conflitos armados, mas pode não estar alinhado com as necessidades reais de combate à criminalidade no cotidiano de cidades.

"Pode, inclusive, agravar o problema, expondo mais pessoas a risco, inclusive profissionais da segurança pública", afirma.

Diretora executiva do Instituto Sou da Paz, Carolina Ricardo acredita que o uso do equipamento não é recomendável a nível de segurança pública e, sim, a nível militar e uso de guerra.

"É claro que ele pode ser usado eventualmente em casos muito específicos, quando o crime eventualmente estiver com armas muito pesadas, mas me parece bastante arriscado pensar nesse tipo de armamento numa lógica de segurança pública", explica.

Ela também destaca que a possibilidade de erros de alvo é um fator a ser debatido.

"Não considero adequado que esse tipo de armamento seja usado na segurança pública cotidiana. Ele é um armamento de guerra e só deve ser usado nessas situações", afirma.

Drone está sendo fabricado no Rio Grande do Sul — Foto: Taurus/Divulgação
Drone está sendo fabricado no Rio Grande do Sul — Foto: Taurus/Divulgação

sábado, 5 de abril de 2025

Audiência pública que foi realizada na última sexta-feira 04/04/2025 na nova barra de Santana .Sobre o abastecimento da água de Riacho de Santana do vereador Jubiratan Saldanha

 


Hoje estivemos reunidos na sede da Associação dos Moradores de Nova Barra de Santana, para resolver os problemas de abastecimento da água do sítio Riacho de Santana. Uma luta incansável, mas com fé em Deus e Senhora Santana, vai dar tudo certo!

 Na oportunidade, estiveram presentes: prefeito Iogo Queiroz, o secretário de agricultura Nego do Povo, Procópio Lucena ( presidente do Igarn) e a população que está sendo prejudicada.

Diante das conversas e apelos, foi confirmado, através do senhor prefeito Iogo Queiroz, que o abastecimento não vai ser suspenso e que continuará como era antes.

Uma luta do nosso mandato e principalmente da população, que não mediram esforços e vieram para reunião cobrar seus direitos.

Se for para o bem do nosso povo, pode contar com o seu vereador Jubira Saldanha sempre!

                    

sexta-feira, 4 de abril de 2025

Polícia Militar prende três suspeitos com duas armas de fogo e mais de 40 munições na zona leste de Caicó/RN


Imagem: Ação policial na Nova Descoberta)

A sete dias atrás, homens armados deram cerca de 20 tiros em duas residências do bairro, gritando o nome de facção criminosa do Rio de Janeiro

Três indivíduos suspeitos foram presos por policiais de Rádio Patrulha no bairro Nova Descoberta. A prisão aconteceu próximo ao clube ACASSEC por volta das 8h da noite desta quinta feira (03). Outras duas viaturas compareceram no local para dar apoio a ação policial como mostram as imagens no vídeo curto feito por um popular.

Com eles foram apreendidas duas armas de fogo, sendo uma pistola com dois carregadores municiados com 31 munições e um revólver com 10 munições, além de celulares, dinheiro e uma trouxinha de maconha. 

Os elementos ainda tentaram se livrar das peças (armas) jogando-as e ao perceberem que os policiais viram decidiram lhes entregarem as municões.

(Imagem: Pistola, revólver, munições, dinheiro, celulares e maconha apreendida)

O curioso é que a exatamente sete dias atrás, na madrugada da última quinta feira (27), dois indivíduos em uma moto efetuaram cerca de 20 disparos de arma de fogo em duas residências e chegaram a gritar o nome da facção criminosa Comando Vermelho, do Rio de Janeiro, antes de se evadirem do local. Relembre Cilque AQUI.

Apesar da probabilidade, ainda não sabemos se foram os mesmos homens presos na noite de hoje. A Polícia Civil segue investigando o caso.

quinta-feira, 3 de abril de 2025

Operação policial faz ofensiva contra duas facções envolvidas em homicídios e tráfico de drogas em Santa Luzia



Uma ação das Polícias Civil e Militar na manhã desta quinta-feira (03) tem como alvo duas facções criminosas envolvidas numa disputa violenta, que resultou em quatro execuções nos três primeiros meses de 2025 na cidade de Santa

Luzia. A ação da Delegacia de Santa Luzia, vinculada à 15ª Delegacia Seccional de Polícia Civil de Patos — em conjunto com a Polícia Militar — cumpre 12 mandados judiciais.

A operação envolveu a atuação de 150 policiais civis e militares das Delegacias de Santa Luzia, Delegacia de Homicídios e Entorpecentes de Patos (DHE), Delegacia de Roubos e Furtos de Patos (DRF), Delegacia de Teixeira, Delegacia de São Mamede, Delegacia da Mulher (DEAM), 1ª DD de Patos, 3ª Superintendência de Patos e Policiais Militares integrantes do 3° Batalhão de Polícia Militar de Patos.

Segundo o delegado Rodrigo Monteiro, Delegado Seccional de Patos, a operação busca atingir duas organizações criminosas rivais. Esses grupos estão sendo investigados por estarem envolvidos em sete homicídios ocorridos entre os meses de setembro do ano passado e março deste ano na cidade de Santa Luzia.


Moraes arquiva pedido de prisão preventiva de Bolsonaro

 


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu, nesta quarta-feira (2), arquivar o pedido de dois advogados que solicitaram a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Diante do exposto, acolho a manifestação da Procuradoria-Geral da República e não conheço dos pedidos formulados por ilegitimidade de parte, nos termos do Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal”, definiu Moraes.

Moraes tinha solicitado ao procurador-geral da Repúplica, Paulo Gonet, em 18 de março, um parecer sobre a prisão de Bolsonaro. Nesta quarta-feira (2), Gonet se manifestou contra a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro.

O despacho de Moraes foi feito no âmbito de uma notícia-crime na qual dois advogados argumentavam que Bolsonaro teria tentado “obstruir a Justiça” ao convocar atos pró-anistia aos condenados pelo 8 de Janeiro.

Em seu parecer de quatro páginas, ao qual a coluna Igor Gadelha teve acesso, Gonet afirma que a jurisprudência do STF estabelece que o monopólio de titularidade da ação penal é do Ministério Público.

Polícia Civil prende suspeitos por tentativa de homicídio em Pendências, no vale do Açu



Policiais civis da 60ª Delegacia de Polícia (DP) de Pendências deflagraram, nesta quarta-feira (02), a Operação Ponto Final, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso envolvido em homicídios na cidade. Durante a ação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão, além de três mandados de prisão temporária contra suspeitos de tentativa de homicídio.

De acordo com as investigações, os suspeitos estariam envolvidos em um atentado ocorrido na cidade de Pendências. As equipes policiais realizaram diligências para o cumprimento dos mandados, resultando na prisão de dois homens. O terceiro suspeito não foi localizado em sua residência e é considerado foragido da Justiça.

Durante as buscas, os policiais apreenderam drogas, balanças de precisão, dinheiro, estojos de munição de revólver, além de veículos como carros e motocicletas. Um dos suspeitos confessou participação no crime.

Os homens foram encaminhados à delegacia para os procedimentos legais e, em seguida, conduzidos ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.

A operação contou com o apoio da 59ª DP de Macau, 61ª DP de Guamaré e 99ª DP de Angicos. O nome da Operação, denominada Ponto Final, foi escolhido para simbolizar o objetivo da ação, que foi encerrar uma rixa entre os envolvidos, que resultou em disparos em via pública nos últimos dias.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações de forma anônima por meio do Disque Denúncia 181.

*Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil do RN – SECOMS.