terça-feira, 2 de setembro de 2025

CPMI do INSS aprova pedido de prisão preventiva de 21 investigados

 


Integrantes da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aprovaram, nesta segunda-feira (1), uma proposta de envio ao Supremo Tribunal Federal (STF) de um pedido para que a Corte autorize a prisão preventiva de 21 pessoas investigadas por suposto envolvimento na cobrança ilegal de mensalidades associativas descontadas das aposentadorias e pensões de milhões de brasileiros, em todo o país.

De autoria do deputado federal Alfredo Gaspar (União-AL), relator da comissão, o requerimento foi aprovado por 26 votos a favor e nenhum contrário, durante a quarta reunião, instaurada em agosto deste ano para apurar o esquema de descontos ilegais revelado pela Operação Sem Descontodeflagrada em abril pela Polícia Federal (PF) e pela Controladoria-Geral da União (CGU).

Caberá ao ministro do STF, André Mendonça, relator do processo na Corte, decidir sobre o pedido de prisões preventivas solicitadas pelos parlamentares.

Ao sugerir que a CPMI pedisse que o STF autorize a prisão preventiva dos suspeitos, Gaspar destacou que “mesmo diante da presença de veementes indícios de materialidade e de autoria de infrações penais que vitimaram milhões de aposentados e pensionistas, até o momento nenhum investigado se encontra submetido a prisão cautelar”. Para o deputado, a medida preventiva é necessária para garantir a coleta de provas para instrução do processo e à eventual aplicação da lei.

A CPMI também pede a prisão preventiva do ex-procurador-geral do INSS, Virgílio de Oliveira Filho, bem como dos ex-diretores do instituto, André Fidelis e Vanderlei Barbosa, além do advogado Eric Douglas Fidelis, filho de André, suspeito de movimentar valores do suposto esquema que, segundo os investigadores, foram destinados a seu pai, André.

Os outros investigados são Cecília Rodrigues Mota; Thaisa Hoffmann Jonasson; Maria Paula Xavier da Fonseca Oliveira; Alexandre Guimarães; Rubens Oliveira Costa; Romeu Carvalho Antunes; Domingos Savio de Castro; Milton Salvador de Almeida Júnior; Adelino Rodrigues Júnior; Geovani Batista Spiecker; Reinaldo Carlos Barros de Almeida; Vanderlei Barbosa dos Santos; Jucimar Fonseca da Silva; Philipe Roters Coutinho e Maurício Camisotti.

Conforme destacaram o deputado Alfredo Gaspar e o presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), os 21 investigados listados são citados nominalmente no inquérito conduzido pela Polícia Federal, cujo teor é público.

Vídeo mostra o momento do acidente envolvendo van e motocicleta em Assu


Na manhã desta terça-feira, 2 de setembro de 2025, um desentendimento no trânsito quase terminou em tragédia nas proximidades da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em Assú. A confusão envolveu o motorista de uma van e dois homens em uma motocicleta, mobilizando equipes do SAMU para o socorro das vítimas.

Segundo informações apuradas, o condutor da van havia acabado de deixar uma passageira na universidade e seguia em direção à Rua Monsenhor Júlio quando foi surpreendido por dois ocupantes de uma Honda Pop de cor vermelha. Durante a passagem, um dos homens atingiu com um soco o retrovisor do veículo e seguiu adiante.

Minutos depois, a dupla retornou e bloqueou a frente da van, exigindo que o motorista parasse. Com medo de estar diante de uma ameaça armada e temendo pela própria vida, o condutor da van avançou contra a moto, arrastando-a até o portão lateral de uma escola.

O impacto deixou um dos motociclistas em estado grave, necessitando atendimento imediato da equipe do SAMU Avançado. O outro ocupante recebeu cuidados do Suporte Básico.

Após o ocorrido, o motorista se apresentou espontaneamente na Delegacia de Polícia Civil, onde relatou que teria agido em legítima defesa, acreditando que poderia ser alvo de um ataque. Ele deverá ser liberado após prestar depoimento.

Testemunhas ainda relataram que os dois ocupantes da moto aparentavam estar sob efeito de álcool, mas essa versão só poderá ser confirmada pelas autoridades durante as investigações.

VEJA O VIDEO ABAIXO.

Governo Trump prepara sanções contra o Banco do Brasil por fornecer cartão Elo a Moraes


O governo dos Estados Unidos está preparando medidas contra o Banco do Brasil por fornecer um cartão de crédito da bandeira brasileira Elo ao ministro do STF, Alexandre de Moraes, após o bloqueio de um cartão Mastercard em cumprimento à sanção imposta pela Lei Magnitsky.

O Tesouro americano considera que essa ação pode ser interpretada como tentativa de contornar as restrições impostas a Moraes. Fontes indicam que o governo dos EUA estuda aplicar sanções econômicas a instituições que prestem serviços a autoridades sancionadas, como Moraes.


Polícia Civil cumpre mandado de busca e apreensão contra adolescente por envolvimento em homicídio em Alto do Rodrigues



Policiais civis da 60ª Delegacia de Polícia (DP) de Pendências, com apoio do 5º Núcleo de Investigação Qualificada (NIQ), cumpriram, na manhã desta segunda-feira (01), um mandado de busca e apreensão contra um adolescente, suspeito por envolvimento no crime de homicídio, ocorrido na cidade de Alto do Rodrigues.

De acordo com as investigações, o crime ocorreu no dia 10 de Outubro de 2024, no centro da cidade de Alto do Rodrigues/RN. A vítima, José Antônio do Nascimento, 48 anos, trafegava em uma motocicleta quando foi surpreendida por outra moto ocupada por dois homens, ocasião em que o garupa efetuou disparos de arma de fogo pelas costas, atingindo fatalmente.

Durante as apurações, o adolescente confessou ser o autor dos disparos, reforçando os elementos de prova já coletados pela Polícia Civil.  Ele foi encaminhado ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), onde permanecerá à disposição da Justiça.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações de forma anônima por meio do Disque Denúncia 181.

*Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil do RN – SECOMS.

segunda-feira, 1 de setembro de 2025

Morre menina vítima de disparo na cabeça durante atentado na zona Norte de Natal



Identificada como Anny Lavínia Salvino Alves, a menina de seis anos que foi baleada na cabeça durante um assassinato registrado na zona Norte de Natal, morreu no sábado (30) após ficar internada na UTI do Hospital Walfredo Gurgel.

A criança estava em coma e recebia acompanhamento de familiares, além da equipe médica do hospital. Anny Lavínia foi baleada durante o homicídio de seu pai, Airton Silva e Alves, de 42 anos na noite de quinta-feira (28/08/2025) no bairro de Nossa Senhora da Apresentação. O crime foi cometido dentro da casa dele.

De acordo com a Polícia Civil, Airton acumulava dívidas com agiotas, o que indica uma possível motivação para o crime. O caso segue em investigação.

Michelle Bolsonaro abre 12 pontos sobre Lula, diz Instituto de Pesquisa

 


Em pesquisa divulgada pelo Gerp, Michelle Bolsonaro (PL) lidera a disputa pelo segundo turno com 56% das intenções de voto, enquanto Lula (PT) aparece com 44%. O levantamento foi realizado entre os dias 22 e 27 de agosto com 2.000 entrevistados e apresenta margem de erro de 2,2 pontos percentuais.

Segundo o instituto, a ex-primeira-dama teria destacado 12 pontos de crítica ao ex-presidente, reforçando a estratégia da campanha neste momento decisivo.

O levantamento mostra ainda a consolidação da corrida eleitoral para o segundo turno, com a campanha de Michelle ganhando força em diferentes regiões do país.

O nosso amigo Rivanildo Júnior manda mensagem para amigos e diz esta bem sobre o acidente na RN-118 entre Jucurutu e Caicó ele agradece a Deus por esta bem



Na noite deste sábado, 30 de agosto de 2025, um acidente foi registrado na RN-118, rodovia que liga os municípios de Jucurutu e Caicó, nas proximidades do sítio Curral Velho e do Parque Ary Lopes.

De acordo com informações do próprio .Rivanildo Junior,.para nosso blog difusorajucurutu, a colisão frontal envolveu duas motocicletas.  Sendo 2 pessoas feridas é   jucurutuense Rivanildo Júnior, que sofreu  Rivanildo saiu com  uma fratura na perna. Ele trafegava pela rodovia quando foi atingido por outro motociclista, natural de Caicó que foi identificado.

Equipes do pronto-socorro foram acionadas e prestaram atendimento às vítimas no local. Em seguida, ambos foram encaminhados ao hospital da região e, devido à gravidade dos ferimentos, estão sendo transferidos para a cidade de Caicó.


segunda-feira, 1 de setembro🚨 Rompimento de adutora deixa seis cidades do Oeste potiguar sem água



Um acidente ocorrido na noite deste sábado (30) provocou o rompimento da adutora Médio Oeste, no município de Triunfo Potiguar, e interrompeu o fornecimento de água em diversas localidades da região.

Estão sem abastecimento as cidades de Triunfo Potiguar, Paraú, Campo Grande, Janduís, Messias Targino e Patu, além das comunidades rurais da Serra de João do Vale.

Equipes da Caern foram mobilizadas ainda durante a madrugada para avaliar os estragos e iniciar o reparo. Segundo a companhia, a intervenção é considerada complexa e deve se estender até a noite de segunda-feira (1º de setembro), quando o sistema deverá ser restabelecido gradualmente.

Enquanto isso, a recomendação é que a população economize a água armazenada até a normalização do serviço.

Homem conhecido como “Doideira” é executado a tiros na zona rural de Assu /RN






Na noite deste domingo, 31 de agosto de 2025, a Polícia Militar do 10º Batalhão recebeu a informação de que um homem, identificado pelo apelido de “Doideira”, foi executado a tiros na comunidade de Nova Esperança, zona rural de Assú.

De acordo com relatos iniciais, a vítima foi atingida por diversos disparos, principalmente na região da cabeça.

Jadson Carlos da Silva Pinto, mais conhecido por "Doideira" já tinha passagens no setor policial, tendo sido preso em Maio de 2022 e Agosto de 2021 com drogas na zona rural de Assu.

A motivação e a autoria do crime ainda são desconhecidas.





Na noite deste domingo, 31 de agosto de 2025, a Polícia Militar do 10º Batalhão recebeu a informação de que um homem, identificado pelo apelido de “Doideira”, foi executado a tiros na comunidade de Nova Esperança, zona rural de Assú.

De acordo com relatos iniciais, a vítima foi atingida por diversos disparos, principalmente na região da cabeça.

Jadson Carlos da Silva Pinto, mais conhecido por "Doideira" já tinha passagens no setor policial, tendo sido preso em Maio de 2022 e Agosto de 2021 com drogas na zona rural de Assu.

A motivação e a autoria do crime ainda são desconhecidas.

Fonte:Focoelho