quinta-feira, 15 de novembro de 2018

O cavalo da fazenda falta tudo esta com a doença palatite é um problema bem comum em equinos

Dr. Ciro Pinheiro Mathias Franco, com orientações    como deve tratar se da doença no animal
Conhecida no campo por muita gente como "travagem", é uma inflamação do palato do cavalo. Trata-se de um processo inflamatório transitório do revestimento mucoso, junto à face interna dos dentes incisivos superiores. Um sintoma característico da palatite é o aparecimento de um bolo de carne no céu da boca. O animal tem dificuldade para se alimentar e fica magro e feio, mas não é a palatite que faz com o animal emagreça, e sim os sintomas que ela provoca como a mastigação lenta e dolorosa, salivação e exposição constante da língua, o que pode levar a um emagrecimento lento e progressivo. O animal tende a deixar cair alimento da boca durante a refeição, ou até mesmo a se recusar a comer.
A palatite pode ocorrer em animais jovens durante a erupção dos dentes incisivos permanentes, isto é, entre 24 e 60 meses. Em potros, a troca dentária pode originar o problema, especialmente se houver demora na eliminação total do dente de leite. Em animais de qualquer idade pode ser decorrente de uma alimentação muito grosseira (capim, feno duro e com talos grossos) e/ou com excesso de grãos, principalmente milho inteiro.
A confirmação se dá pela inspeção direta da boca do animal e observando-se que o palato ultrapassa a linha dentária incisiva superior, em alguns casos tendo consistência firme.
É comum até os dias de hoje leigos confundir edemas que muitas vezes não causa problema algum com travagem ou palatite e instituindo um tratamento cruel que consiste em queimar ou cortar esse aumento de volume do palato (isso nunca deve ser feito mesmo que seja palatite propriamente dita).
Quando for observada alguma alteração no palato ou suspeitar de algum problema relacionado ao emagrecimento, dificuldade de apreensão e de engorda nos cavalos, deve-se antes de qualquer coisa consultar um Médico Veterinário que tenha amplo conhecimento das estruturas relacionadas a cavidade oral e tenha os equipamentos necessários para um exame adequado da cavidade oral .
Somente com um exame bem detalhado da cavidade oral é possível diagnosticar a causa desse aumento de volume do palato e atribuir um tratamento de forma ética e correta.
O enfoque do tratamento da palatite tem mudado nos últimos anos, a inflamação será autolimitante desde que melhorias no manejo alimentar sejam implementadas. Assim, como primeira opção, recomenda-se o fornecimento de verde de boa qualidade, evitando-se grãos inteiros. Em alguns casos, o uso de anti-inflamatórios não esteroides será necessário.
retirada cirúrgica (com o uso de anestesia) é uma opção mais radical para alguns casos e o procedimento deve ser realizado por veterinário habilitado pelos riscos de acidentes e hemorragias.
 É importante lembrar que somente o crescimento (hiperplasia) do palato não acompanhado de sinais clínicos adicionais locais (inflamação), dificuldades na mastigação e emagrecimento, não é indicativo de intervenção terapêutica, pois muitos animais convivem naturalmente com esta condição.
A boca dos animais deve passar por exames periódicos para detecção da palatite e outros problemas, especialmente dentários, que podem da mesma forma trazer problemas diversos como cólicas e perdas na condição física.
Para isso, o criador deve recorrer ao veterinário. Somente com um exame bem detalhado da cavidade oral é possível diagnosticar a causa desse aumento de volume do palato e atribuir um tratamento de forma ética e correta.
Fonte: Equinocultura
Autor: Dr. Ciro Pinheiro Mathias Franco
Adaptação: Escola do Cavalo

Nenhum comentário:

Postar um comentário