Aos 4 anos, a perda do pai em um acidente doméstico impôs grande desafio à sua mãe, Dona Terezinha, que criou sozinha Marcelo e seu irmão mais velho. Marcelo persistiu em sua jornada educacional, frequentando escolas públicas. Determinado a buscar melhores oportunidades, ele se mudou para a capital após concluir o ensino médio e, seguindo os passos de seu pai, ingressou nas fileiras do Exército em 2011.
A trajetória no Exército Brasileiro
O percurso de Marcelo junto ao Exército Brasileiro teve início ainda em 2011, quando se alistou no serviço militar obrigatório e ingressou como recruta no 7º Batalhão de Engenharia de Combate. Desde então, aproveitou todas as oportunidades oferecidas pela Força. Já em 2012, Marcelo se tornou parte do efetivo profissional, e concluiu, em 2013, o Curso de Formação de Cabos. Seu destaque entre os colegas o levou a ingressar no Curso de Formação de Sargentos Temporários, em 2014, formando-se em agosto do mesmo ano.
Porém, a paixão pela profissão militar o impulsionou a almejar novos desafios. Ele prestou concurso para a Escola de Sargentos das Armas e foi aprovado para o ano de Instrução 2015. Dessa forma, passou a integrar o 23º Batalhão de Caçadores, em Fortaleza (CE), onde deu início ao Curso de Formação de Sargentos das Armas.
Demonstrando o mesmo entusiasmo de seus primeiros dias no serviço militar, Marcelo alcançou o 1º lugar geral do Brasil no período básico da Escola de Sargentos das Armas. No início de 2016, apresentou-se em Três Corações para concluir a formação. Durante o período de qualificação, realizou o Estágio de Mergulho a Ar e Resgate, do Centro de Instrução de Operações Especiais. Em 25 de novembro de 2016, formou-se Sargento da Arma de Engenharia, conquistando novamente o primeiro lugar.
O comprometimento de Marcelo não parou por aí. Em 2017, participou de atividades militares em Santiago, no Chile. Nos anos de 2018 e 2019, foi chefe de equipe de perfuração de poços, trabalhando em obras de cooperação e contribuindo com o Sistema de Engenharia no nordeste brasileiro. Realizou, ainda, o Curso de Monitor pela Escola de Educação Física do Exército. Neste ano, foi selecionado para o Curso de Líderes de Pequenas Frações (Basic Leader Course), realizado no Fort Benning, nos Estados Unidos.
Hoje, como Terceiro-Sargento, Marcelo é auxiliar da Seção de Operações do 7º Batalhão de Engenharia de Combate, o mesmo batalhão onde incorporou como recruta. Sua história é um exemplo de superação, dedicação à profissão e busca constante por aprimoramento técnico. Com fé na missão e determinação, está trilhando um caminho vitorioso e inspirador para as frações que lidera e para aqueles que desejam ingressar no Exército Brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário