Nascido em São Mamede, no Sertão da Paraíba, Fenelon residia há muitos anos morava em
São Paulo, mas estava em sua terra natal para visitar a família e receber tratamento médico.
A cultura popular nordestina perdeu um de seus grandes nomes na madrugada desta sexta-feira, 20 de setembro. Faleceu por volta das 5h30min, no Complexo Hospitalar Regional de Patos, o poeta repentista Fenelon Dantas de Figueiredo, aos 76 anos, vítima de causas naturais, após enfrentar problemas de saúde.
Nascido em São Mamede, no Sertão da Paraíba, Fenelon residia há muitos anos em São Paulo, mas estava em sua terra natal para visitar a família e receber tratamento médico. Reconhecido como um dos maiores poetas repentistas do Nordeste, Fenelon realizou apresentações por todo o país e deixou um legado de composições, algumas delas gravadas por artistas regionais de renome. Entre suas obras mais conhecidas está a canção "Boi de Carro", gravada por Delmiro Barros.
Fenelon Dantas deixa esposa, filhos e um legado de respeito e admiração no universo do repente. O velório ocorreu na residência de sua mãe, na Rua Janúncio Nóbrega, nº 274, no centro de São Mamede, e o sepultamento foi realizado neste sábado, 21 de setembro, no cemitério local.
A morte de Fenelon representa uma grande perda para a poesia popular e a cultura nordestina, que se despede de um ícone que dedicou sua vida à arte e à tradição do repente.
Por Patos Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário