sábado, 29 de janeiro de 2022

Morre, aos 93 anos, cantor e compositor Raul Sampaio

 


Cachoeiro de Itapemirim perdeu na noite desta quarta-feira (26), um de seus filhos mais ilustres: o cantor e compositor Raul Sampaio Cocco, que morreu de causas naturais, aos 93 anos. O musicista foi autor de diversos sucessos, o maior deles, entonado na voz de Roberto Carlos: “Meu Pequeno Cachoeiro”, que se tornou hino oficial da cidade. Outros detalhes, em breve.

Sobre Raul

Continua depois da publicidade

Por Guilherme Gomes

O cantor e compositor iniciou sua vida artística na ZYL-9, Rádio Cachoeiro, como vocalista da dupla Dois Valetes (Raul Sampaio e Loé Moulin). Mais tarde, com a entrada de Yolanda (prima de Loé), o conjunto passou a trio, Dois Valetes e Uma Dama, formação inspirada no conjunto carioca Trio de Ouro.

Por esta ocasião, ingressou como vocalista na terceira formação do próprio Trio de Ouro, ao lado de Herivelto Martins e Lourdinha Bittencourt (esposa de Nelson Gonçalves). Em 1979 o trio foi dissolvido com o falecimento da cantora. Na década de 80, Raul fez alguns shows com Herivelto Martins e Shirley Dom, uma quarta formação do Trio de Ouro.

Primeiras composições e parcerias

Como compositor, sua primeira música gravada data de 1950, Aladim, em parceria com Herivelto Martins e gravada por Isaura Garcia. Entretanto seu primeiro grande sucesso só deu-se em 1955, Guarda-chuva de pobre (Raul Sampaio e Chico Anísio), marchinha gravada pelo “Vocalistas Tropicais”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário