quarta-feira, 20 de março de 2024

Ministério da Justiça prorroga uso da Força Nacional em Mossoró

 


O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) prorrogou o uso da Força Nacional de Segurança Pública no Rio Grande do Norte por um período de mais dez dias. A medida foi autorizada pelo ministro Ricardo Lewandowski, e publicada na edição desta quarta-feira (20) do Diário Oficial da União (DOU). Com a extensão do prazo, a corporação deve seguir atuando nas buscas pelos fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró até o próximo dia 29.

No total, 111 agentes da Força Nacional estão atuando em apoio às forças de segurança pública na caçada a Deibson Cabral Nascimento, de 33 anos, e Rogério da Silva Mendonça, de 35, que escaparam da unidade prisional de segurança máxima no interior potiguar no dia 14 de fevereiro. A operação conta com mais de 500 homens dos quadros federal, e estadual de pelo menos quatro unidades da federação (RN, CE PE, e PB), equipamentos como helicópteros e drones, além do apoio tático de cães farejadores.

O uso da Força Nacional na operação em Mossoró foi autorizado no último dia 19 de fevereiro, a pedido da Polícia Federal (PF), inicialmente por um período de 30 dias. Os agentes passaram a chegar no RN no dia 23 de fevereiro e seguem até o momento, podendo permanecer até a sexta-feira da próxima semana.

Apesar de não conseguir efetuar a recaptura dos fugitivos, a operação foi responsável pela prisão de pelo menos sete pessoas suspeitas de auxiliar na fuga da dupla, além de serem cumpridos pelo menos dez mandados de busca e apreensão em Mossoró e cidades da região.

Durante o período de buscas, que já dura um mês e seis dias, o ministro Ricardo Lewandowski esteve em Mossoró duas vezes. A primeira visita ocorreu no primeiro fim de semana após a fuga. Ele desembarcou na cidade no sábado, dia 17 de fevereiro, quando fez os primeiros anúncios no sentido de reforçar a operação. A última visita foi feita no dia 13 de março, uma dia antes da data que marcou um mês de esforços policiais na caçada à dupla fugitiva. Na ocasião, o ministro afirmou que Deibson Nascimento e Rogério Mendonça não tinham conseguido escapar da região e seguiam nas proximidades de Mossoró.

Nenhum comentário:

Postar um comentário