O desconto indevido só é devolvido em caso de reclamação, ou seja, aposentado precisa ir até o sindicato ou associação para pedir o cancelamento pessoalmente e não poderá mais fazê-lo no banco onde recebe o benefício.
Milhares de aposentados podem estar sendo lesados, uma vez que os convênios são ilegais e assim como os descontos sem autorização expressa do aposentado.
O que fazer ao constatar descontos ilegais no benefício do aposentado?
A alternativa nesse caso é ingressar com ação judicial com pedido de danos morais, tendo em vista que nesse caso o dano moral será presumido.
A condenação judicial ocorre diante da ausência de boa-fé do sindicato que efetua o desconto sem o conhecimento do aposentado.
O benefício do INSS tem natureza alimentar, ou seja, serve para a sobrevivência da pessoa, para suas despesas básicas como alimentação, moradia, vestuário, remédios etc. e sua falta causa enorme prejuízo, por esse motivo, é devida a indenização.
Qual é o valor da indenização por danos morais?
Não existe uma lei que estipule o valor exato da indenização para cada caso, o que acontece é que esse valor é determinado pelo juiz na ação judicial.
A indenização por danos morais deve ser punitiva para inibir a conduta de quem causou o prejuízo, ou seja, evitar que isso ocorra novamente com outros aposentados e também compensatória, visando ressarcimento do prejuízo.
Conclusão
Caso você identifique esse desconto, saiba que você pode estar sendo vítima de abuso contra o consumidor.
Se você é consumidor e se sentiu lesado em alguma situação, visite nosso site e fique por dentro dos seus direitos!
Conte com um advogado especializado em defesa do consumidor e não seja lesado pelos bancos!
Gostou de saber mais sobre o que fazer em caso de desconto indevido feito pelos sindicatos no benefício do INSS?
Compartilhe essas informações e ajude alguém a conhecer mais seus direitos! Se preferir, entre em contato com INSS
Nenhum comentário:
Postar um comentário