quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Ministério da Justiça passa a divulgar dados oficiais de homicídios dos municípios

Ministério da Justiça passa a divulgar dados oficiais de homicídios dos municípios
O Ministério da Justiça passou a divulgar, pela primeira vez, dados oficiais dos homicídios dolosos registrados em todos os 5.604 municípios brasileiros e cidades satélites do Distrito Federal. De acordo com o ministério, os dados têm como base os boletins de ocorrência e estarão disponíveis para consulta na plataforma Sinesp que conta, desde 2019, com dados nacionais.
Segundo o ministro Sérgio Moro, os dados confirmam a queda expressiva da criminalidade em todo o país no ano passado. “Até setembro, foram 29.415 assassinatos, 21,94% a menos do que no mesmo período do ano anterior (37.682)”, disse Moro no Twitter. O ministro também ressaltou a queda nos casos de estupros, furtos de veículos, latrocínio e roubos.
O trabalho conjunto e o esforço integrado entre os governos federal e estadual representa um avanço nas estatísticas de segurança pública de todo o país”, afirma o diretor de Gestão e Integração de Informações da Secretaria de Segurança Pública (Senasp/MJSP), Wellington Silva.
Segundo ele, as estatísticas sobre homicídios dolosos destacados por município, auxiliarão os governos na definição de políticas públicas de enfrentamento à criminalidade e de preservação de vidas nas regiões.
Os dados de homicídio nos municípios compreendem o período de janeiro de 2018 a setembro de 2019. As atualizações serão feitas mensalmente. Os indicadores serão estruturados por meio de duas unidades de medida: ocorrências (número de fatos registrados em Boletins de Ocorrência) e vítimas de homicídio (número de vítimas envolvidas nas ocorrências), além do período (mês/ano). A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) será responsável por receber os dados, checar e fazer a divulgação.
Blog: O Povo com a Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário