quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

George Soares pede aprovação de lei para combater doença equina no RN


Parlamentar pediu dispensa de tramitação do Projeto nas comissões da Casa
O deputado George Soares (PR) solicitou aos líderes partidários da Assembleia Legislativa que dispensem a tramitação do Projeto de Lei que torna gratuito o exame de Mormo e anemia infecciosa equina RN. O parlamentar destacou que se trata de um problema de saúde pública, tendo em vista que tais doenças, embora acometa principalmente os equinos, pode infectar seres humanos. “Será um ganho social, econômico e para a saúde do nosso estado”, disse.

O Mormo uma doença de caráter infectocontagiosa que atinge cavalos, mulas e burros, provocando febre alta, fraqueza e prostração do animal. Há alguns anos ganhou normas de controles baixadas pelo governo federal. Por isso, o estado precisa dar condições para os criadores de cavalo combaterem essa doença que vem causando prejuízos aos equinos do RN.

O deputado afirmou que o Projeto de Lei repercutiu, positivamente, entre os criadores de animais. “Recentemente estive em Assu e todos que souberam do Projeto pediram que eu continue lutando para ajudar. Temos uma tradição de vaquejadas, que são eventos do nosso calendário cultural. Essa doença não tem cura e os animais infectados acabam sendo sacrificados”, disse George.

Por esta razão, o parlamentar pede a gratuidade para a realização dos exames. “Um teste desses custa em média R$ 170,00 e só existe um laboratório que faz, que fica em Natal. Nem todos tem condições de fazer o exame. A prevenção é o melhor caminho para que o RN não entre na lista dos estados com alto índice de contaminação”, declarou. 

Em Boi selado  tem  Favios Dence e panificadora São Francisco 
 l
Tel (84) 3429-2922 ou 9601-3126

Nenhum comentário:

Postar um comentário