sábado, 23 de julho de 2016

SANTO ANTÓNIO DO SALTO ONÇA-RNPREFEITO LULA RIBEIRO PODE VETAR AUMENTO DE SALÁRIO DOS VEREADORES.






Atualmente vivenciamos crises na política e na economia de nosso país, onde a cada dia são revelados milhões e milhões de reais desviados dos cofres públicos, presenciamos amigos e familiares sendo dispensados de seus empregos, estamos incrédulos com o valor do feijão que já ultrapassa R$10,00. Alimentos, medicamentos, gás, água, energia…dispararam!!!
No trabalho quando nos prontificamos a solicitar um aumento, nos cercamos de argumentos que justifiquem o valor do investimento ou nossa valorização como profissional. Entende-se que na pirâmide organização de uma empresa seja pública ou privada, quem está no topo ganha mais, pois tem mais responsabilidades e capacidade que o cargo exige. Mas não há justificativa, aceitável, para os valores pagos aos “representantes” da população tanto no executivo como no legislativo e principalmente em nosso Município.
No ultimo dia 11 de julho, em sessão extraordinária, houve debate, apresentação e votação do Projeto de Lei para reajuste dos salários do executivo e legislativo.
Subsídios Atuais.
O projeto de Lei apresentado reajusta os vencimentos para o próximo mandato (2017-2021), ou seja, o reajuste será para os futuros eleitos e nomeados a partir de janeiro de 2017.
No Grupo 1, formado pelos Vereadores Paulo Cezar, Goreth Orrico, Maria do Livramento (Menta) e Priscilla Lariss (Presidente da Câmara) propõe um reajuste A MENOR para os cargos em destaque, mas em confronto com essa proposta o Grupo 2 composto pelos vereadores Audy, Nelio, Maria Lucia (Lucinha), Jr. Nogueira, Geisiel (Nego de Mario) e Joao Francisco (Pai Toco) apresentou uma emenda que AUMENTA o valor do subsídios de alguns cargos para próximo mandato.
Com 7 votos favoráveis o grupo 2 aprovou a emenda e assim o Projeto de Lei foi encaminhado para o Prefeito Lula Ribeiro sancionar ou vetar, sim ele ,o chefe do poder executivo, poderá vetar esse reajuste. Tentei entrar em contato com o Prefeito 5 vezes desde a votação, mas não obtive nenhum retorno. Resta aguardar para saber qual a proposta que o Prefeito vai apoiar?
PREFEITO: Tem a função de elaboração de políticas públicas para o Município. Como representante do poder executivo, é o prefeito quem encabeça a administração da cidade, empreendendo a gestão pública, do controle do erário ao planejamento e concretização de obras, sejam elas em termos de construção civil ou da área social. O poder executivo é de fato aquele quem executa, coloca em prática um conjunto de intenções do governo, realiza determinada obra, projeto, programa ou política pública. Além disso, cabe ao prefeito não apenas sancionar as leis aprovadas em votação pela câmara, mas tanto vetar quanto elaborar propostas de leis quando achar necessário.
VEREADOR: É a pessoa eleita por voto direto para representar a população na Câmara Municipal. O Vereador exerce função legislativa, consiste em elaborar as leis que são da competência do Município, discutir e votar os projetos que serão transformados em leis buscando organizar a vida da comunidade e também fiscalizar os atos dos poderes Executivos e legislativos, ou seja, trabalhar buscando o melhor para a população.
Qual a justificativa para os altos salários desses representantes?
Alguns defendem a tese que uma boa remuneração pode impossibilitar desvios financeiros (para não cair na tentação), mas não é isso que realmente acontece. Não importa o quanto seja sua remuneração quando sua índole é aproveitadora e egoísta.
O Prefeito tem uma enorme responsabilidade sobre as decisões dos gastos públicos, pois ele é o ordenador das despesas, nada acontece ou é feito sem o seu aval (todos os processos são assinados por ele), mas também ele goza de varias regalias: Diárias (mais de R$ 200,00), Carro à disposição e um subsídio altíssimo, comparado ao seu secretariado.
Alguns secretários fazem jus ao salário que recebe, pois tem presença assídua e desenvolvem suas tarefas com eficiência, mas tem alguns (a maioria) que não deveria nem existir (Cultura, Meio Ambiente, Turismo e comunicação e eventos), ou pelo menos deveria está agrupadas para minimizar o desperdício dos recursos em nosso Município.
Quando votamos num vereador temos a esperança de vai valer a pena, mas parece que só há decepções. Não confundam a função de vereador, acordem…uma bola, um saco de cimento, um bujão…isso está custando muito caro e você nem imagina o quanto. Vereador não é hereditário ou vitalício, temos que renovar nossas convicções e escolher quem nos represente mais adequadamente. O mais fácil é identificar esses oportunistas: não fala com você, mas em época de eleição fala…pede que vote por amizade…Pede voto como ajuda…diz que estará a disposição para ajudar.
Na hora de votar em Prefeito, Vereador esse ano lembre-se desses momentos:
Que você precisou de remédio e não tinha, de quando precisou fazer um exame em Natal e não tinha como ir, quando você está andando na rua e cai num buraco, quando você (com muito sacrifício compra seu carro ou moto) acaba com os pneus e amortecedores nos buracos, quando está morrendo de cansaço e passa um paredão que faz tudo tremer, quando você foi ao Hospital e não tinha médico, quando você está andando na Rua e vem uns moleques (de menor) pilotando motos ou dirigindo carros e quase te atropela, quando você compra ou ganha aquele celular dos sonhos e vem um bandido e leva, quando você gostaria de estudar e não tem incentivo nem condições de competir com os demais, quando você passa no banco e ver a fila (enorme) de pessoas recebendo salários e você ainda não conseguiu nenhum emprego ou quando você pede aumento de salário e recebi um NÂO (enquanto os vereadores aumentam por conta própria sem nos consultar).
Fonte: Manuel Isaque 

Nenhum comentário:

Postar um comentário