terça-feira, 11 de março de 2014

Trabalho sem remuneração nos finais de semana em Jucurutu pela empresa de limpeza Assú

 

 

  Foto de Damião oliveira

Atenção ministério do trabalho fiscalizem isso em Jucurutu-RN

Nosso blog foi informado e foi constatado que funcionário que  trabalham na empresa de  limpeza Assú, em Jucurutu,  trabalham sem remuneração  aos domingos em Jucurutu-RN o horário normal que  deve trabalharem   é de segunda a sexta-feira, com sua  carga horário  mas eles   são sujeitos. A trabalharem nos finais de semana  sem ganharem um centavo disse vários deles para nosso blog.

Alguns deles  disse quando prestavam  serviço na prefeitura  de Jucurutu, nunca trabalharam sem remuneração a prefeitura sempre pagava e  muito bem.

Fonte de Damião oliveira

O descanso semanal remunerado deve ser concedido aos domingos? Há exceções? -  diz  Katy Brianezi

 (extraído pelo JusBrasil)

O Descanso Semanal Remunerado é de 24 (vinte e quatro) horas consecutivas, devendo ser   concedido preferencialmente aos domingos, sendo garantido a todo trabalhador urbano, rural (Artigo 7 , XV , da Constituição Federal) ou doméstico, sendo que para este último, o fundamento encontra-se no artigo , parágrafo único , da Constituição Federal .
Havendo necessidade de trabalho aos domingos, desde que previamente autorizados pelo Ministério do Trabalho, aos trabalhadores é assegurado pelo menos um dia de repouso semanal remunerado coincidente com um domingo a cada período, dependendo da atividade. Neste sentido, artigo 67, CLT, in verbis:
"Art. 67 - Será assegurado a todo empregado um descanso semanal de vinte e quatro horas consecutivas, o qual, salvo motivo de conveniência pública ou necessidade imperiosa do serviço, deverá coincidir com o domingo, no todo ou em parte.".
"Parágrafo único - Nos serviços que exijam trabalho aos domingos, com exceção quanto aos elencos teatrais, será estabelecida escala de revezamento, mensalmente organizada e constando de quadro sujeito à fiscalização." (grifo nosso).
A remuneração do repouso semanal remunerado corresponderá:
a) para os que trabalham por dia, semana, quinzena ou mês: a um dia de serviço, computadas as horas extraordinárias habitualmente prestadas;
b) para os que trabalham por hora: à sua jornada de trabalho normal, computadas as horas extraordinárias habitualmente prestadas;
c) para os que trabalham por tarefa ou peça: o equivalente ao salário correspondente às tarefas ou peças feitas durante a semana, no horário normal de trabalho, divididos pelos dias de serviço efetivamente prestados ao empregador;
d) para o empregado em domicílio: o equivalente ao quociente da divisão por 6 (seis) da importância total da sua produção na semana.
Por fim, registre-se que não será devida a remuneração referente ao descanso semanal remunerado quando, sem motivo justificado, o empregado não tiver trabalhado durante toda a semana anterior, cumprindo integralmente o seu horário de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário