terça-feira, 28 de outubro de 2014

POLÍCIA FEDERAL PRENDE TRAFICANTE COLOMBIANO PROCURADO EM TODO O MUNDO E CONTINUA PRESO NO BRASIL

 é acusado de 250 homicídios

Entre as vítimas estão autoridades colombianas, como políticos, promotores e juízes; ele também é investigado por ligação com as Farcs

Fonte:Eduardo Gonçalves
'Marquitos Figueroa' no momento de sua prisão
Marquito Figueroa no momento de sua prisão em Boa Vista (RR) (Divulgação / Polícia Nacional da Colômbia/VEJA)
O traficante mais procurado da Colômbia, Marcos de Jesús Figueroa García, de 47 anos, preso na útima quarta-feira 23/10/2014, em Boa Vista (RR), é investigado em mais de 100 inquéritos e acusado de participar de pelo menos 250 assassinatos — entre as vítimas, há autoridades colombianas, como políticos, juízes e promotores. Mais conhecido como Marquito Figueroa, por causa da baixa estatura, ele é apontado como o chefe de uma quadrilha de narcotráfico e contrabando de armas, que atua no norte da Colômbia, na fronteira com a Venezuela. Segundo a Polícia Federal, há indícios de que ele tenha ligações com células das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farcs) e com a facção criminosa mexicana Los Zetas.
O traficante foi transferido nesta quinta-feira para São Paulo em um avião da PF. Ele deve permanecer preso na capital paulista até que o governo colombiano formalize um pedido de extradição, que pode ser feito em sessenta dias. Figueroa foi detido em uma operação conjunta entre a Polícia Federal e a Polícia Nacional Colombiana, em um bairro de classe média alta de Boa Vista. A prisão foi anunciada pelo presidente do país, Juan Manuel Santos, como uma “captura de altíssimo valor”. O governo do país havia estipulado uma recompensa de 350 milhões de pesos (625.000 reais) para quem compartilhasse informações sobre o seu paradeiro.
Em agosto deste ano, as autoridades colombianas informaram à PF que o traficante estava morando no Brasil. Segundo o adido policial da Colômbia no Brasil, Narcizo Martinez, dois policiais infiltrados no grupo de Figueroa possibilitaram a descoberta do seu esconderijo. Ligações grampeadas feitas por oito mulheres do traficante confirmaram a sua residência em Boa Vista.
“Há muitos anos procurávamos esse delinquente. Ele tem cinco ordens de captura por diferentes delitos, entre eles narcotráfico, contrabando, formação de quadrilha e homicídios. Acreditamos que tenha cometido mais de 250 homicídios, inclusive de autoridades e políticos ligados a prefeitos", disse Martinez, em coletiva concedida, nesta quinta-feira, na sede da PF em Brasília.
A Polícia Federal, em cooperação com a Polícia da Colômbia, prendeu o traficante colombiano Marcos de Jesús Figueroa García (na foto, de blusa laranja), conhecido como "Marquito Figueroa", em Boa Vista (RR). Considerado um dos mais importantes chefes do tráfico de drogas da Colômbia, com reflexos no Brasil, Venezuela e Caribe, Marquito foi detido na residência onde morava em Roraima. Ele é acusado do assassinato de autoridades públicas, possui cinco mandados de prisão em aberto e também era procurado pela Interpol. O Governo da Colômbia chegou a oferecer uma recompensa por sua captura. Três carros de luxo e vários comprovantes bancários foram apreendidos na casa do investigado. (Fonte Departamento de Polícia Federal - MJ)

Email do  blog. difusorajucurutu@gmail.com  Tel. tim (84)9667- 2000- claro 9452- 0363 /RN

<<<< PUBLICIDADE >>>>

Nenhum comentário:

Postar um comentário