quarta-feira, 26 de março de 2014

PM/RN expulsou e licenciou 95 militares em apenas quatro anos

Fonte: Jornal de Hoje - Um levantamento realizado pela Assessoria Administrativa da PM, órgão subordinado ao Comando Geral da PM, contabilizou o número de procedimentos investigatórios que culminaram com diversas penalizações para os policiais que cometeram infrações entre os anos de 2010 e 2013.


De acordo com os dados, um total de 95 policiais foram licenciados ou expulsos da corporação. Além disso, foram instaurados 718 procedimentos investigatórios no âmbito da PMRN, 36% dos quais foram Conselhos de Disciplina que visam julgar a incapacidade dos Policiais Militares estáveis em permanecer na Instituição devido a fatos que desobedeçam o regulamento da classe.

O ano de 2010 foi onde o maior número de casos foram registrados, quando se apurou 281 procedimentos, sendo 101 sindicâncias, 57 inquéritos policiais militares (IPMs), 96 conselhos de disciplinas e 27 procedimentos administrativos disciplinares. A Assessoria Administrativa também contou 717 aplicações de punições disciplinares, onde 54% se deram por meio de detenção, 20% de prisão, 11% de repreensão, 9% de prisão em separado e 6% de advertência.
Finalizando o relatório, a Assessoria Administrativa constatou o indiciamento de 102 Policiais Militares em IPMs que foram remetidos à Polícia Judiciária Militar, representando 51% dos IPMs instaurados entre os anos de 2010 e 2013.

“Quando chega alguma denúncia por má conduta de algum policial militar, esse PM é chamado e fazemos as investigações cabíveis e também analisamos os antecedentes criminais. Ele vai ficar um tempo em recuperação para só então voltar. Porém, se esse PM não conseguir se recuperar ele será expulso da corporação”, explicou o coronel Francisco Araújo, comandante geral da PM do Rio Grande do Norte.

Apesar do grande número de procedimentos investigatórios e punições, o coronel Araújo destacou também as diversas medalhas distribuídas para policiais por serviços prestados para a segurança pública do Estado. Segundo o coronel, entre 2010 e 2013, mais de 1,2 mil PMs foram agraciados com a honraria.

“Os bons policiais estão sendo reconhecidos frequentemente, quer seja com a concessão dessas medalhas, quer seja com elogios publicados em nossos boletins internos, já os policiais que não seguem as regras da corporação, são punidos. Porém, em um universo de mais de 9 mil policiais, acredito que o número de 718 procedimentos investigatórios é baixo. A Polícia Militar é formada, em sua grande maioria, por homens e mulheres honrados”, finalizou o comandante geral.

<<< PUBLICIDADE: >>>

Nenhum comentário:

Postar um comentário